O piloto que virou pintor de paredes e a questão do “otimismo”

By: Author Raul MarinhoPosted on
280Views20

Saiu no Estadão deste final de semana uma matéria (reproduzida em diversos sites, como este) com uma entrevista com um piloto e bacharel em Ciências Aeronáuticas que, sem conseguir emprego há três anos, migrou para os EUA para trabalhar como pintor de paredes (hoje ele está atuando na preparação de hambúrgueres devido ao inverno). Em um dado momento da reportagem lê-se esta declaração do entrevistado: “Desde que me formei, me falavam assim: ‘No próximo ano, a aviação vai voltar a melhorar'”. Pois é…

O “otimismo” não é um problema em si, pelo contrário: ter confiança no futuro é fundamental! O problema é quando a pessoa fica tão contaminada pelo “otimismo” que não percebe a realidade – o que parece ter sido o problema do personagem da matéria do Estadão. Pelas palavras dele (“me falavam assim”), parece que houve uma conspiração para iludi-lo, mas será que foi isso mesmo? Ou será que ele, deliberadamente, só procurava as informações “otimistas”? Este blog, por exemplo, fala há cinco anos que as perspectivas para o mercado de trabalho de pilotos não são positivas – mas será que ele se interessava por esse tipo de informação? Ou preferia publicações mais “motivacionais”? (Nada contra! O problema é só ir atrás desse tipo de publicação!).

A crise por que passa o país é grave, isso não se discute. Mas se o piloto que hoje frita hambúrgueres em Brighton, Massachusetts, lesse o que se escreve aqui desde 2011, talvez conseguisse construir um plano B para sua carreira… A propósito, se você ainda não leu, não deixe de ler as previsões do ‘Pai Raul’ para 2016.

 

 

 

20 comments

  1. Estudante de PC
    1 ano ago

    Atualmente, qual é o prazo para agendar a prova teórica na ANAC APÓS ter pago a GRU?

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Até o pagamento cair no sistema, o que leva cerca de 2-3 dias úteis.

      • Estudante de PC
        1 ano ago

        Vc não entendeu. Paguei a GRU. Se eu não marcar a prova, esse pagamento vai “expirar” e precisarei pagar outro ou daqui há um ano, poderei normalmente agendar a prova?

        • Raul Marinho
          1 ano ago

          Em tese, não expira. Pode ser que lhe seja solicitado realizar algum procedimento burocrático para revalidar o pagamento, mas pagar de novo eles não poderiam exigir (a não ser, é claro, que o valor aumente – mas, mesmo assim, eles só podem exigir a diferença).

          • Estudante de PC
            1 ano ago

            Entendi. Obrigado.

  2. Bom, sou engenheiro que tentou virar piloto, chequei o PCH, fiz o INVH teórico, passei na banca, estou começando as horas do INVH prático (de teimoso, porque acho que nem era pra estar fazendo), com muita sorte vou conseguir voltar a ser engenheiro.

    Do jeito que anda a economia, talvez eu tenha que virar empreendedor… fazer sandubas caseiros ou bombons trufados pra vender.

    Tá osso!

  3. Alexandre
    1 ano ago

    É incrível…
    Assim como os outros amigos abaixo também acreditei no “estuda q vc vai ser alguem na vida”… Estudei…abdiquei de quase tudo atras do sonho, carro, vida social, emprego, voltei pra casa dos pais….

    Com quase 30 anos consegui a oportunidade de fazer o curso nos EUA.

    Me dediquei como nunca na vida, consegui me formar sem NUNCA ter tirado uma nota abaixo de 90% (PP, PC, IFR, PLA teórico e JET training) me dediquei tanto que consegui Concluir todos esses cursos em praticamente metade do tempo previsto:
    menos de 7 MESES !! Fui nomeado mentor da escola…ganhei premios etc…
    Perdi cabelo (rsrs), ganhei 20 kg mas consegui !
    Ja que nao tinha $$ pro INVA, agora era so voltar pro Brasil que logicamente alguem iria valorizar meu esforço….Afinal por mais que faltasse experiência meu curriculo era exemplar e com mto mais horas que um recém formado no Brasil…

    Fiz uma relação de todas as empresas aéreas do país enviei curriculos a cada 4 meses…estava disposto a trabalhar de graça no Acre se fosse preciso!
    Mas infelizmente nao sou filho, sobrinho ou familiar de Piloto…

    Daqui a 2 meses farão 3 ANOS que me formei !
    QUANTAS OPORTUNIDADES TIVE??
    A resposta é igual ao saldo da C/C

    —-ZERO—-

    Meritocracia… A gente ve por aqui…

  4. vasconcelos
    1 ano ago

    Sou piloto profissional (2500 horas / curso superior em aviação civil / pós graduado em planejamento aeroportuário / INVA / Jet Training / vários grow school / Curso de todas as formas de aviação / CRM’s / segurança de voo ASV / etc, etc, ) estudei minha vida toda do jeito que minha mãe dizia “estude meu filho pra vc ser alguém na vida” , e agora estou vendendo churrasquinho e trabalhando de servente de pedreiro para sustentar minha família. (claro que todo trabalho é digno).
    Só não vou embora porque não tenho dinheiro pra levar minha família. O governo de bandidos, acaba com o povo, massacra tudo, se vende para outros países e por ai vai.
    Conselho para os novatos, não espere muito da aviação no Brasil, seja uma pessoa mais versátil, aprenda uma segunda profissão de alternativa.

  5. Marco Véio
    1 ano ago

    Outra coisa que eu achei engraçado é que um deles, voou de GRAÇA para acumular horas. Aí eu te pergunto: O que ele poderia esperar? Como ter bons empregos com bons salários se existe esses vigaristas para ajudar a fu%&r com a aviação?

  6. Aqui no Brasil tem um jovem formado pela universidade do ar e atualmente limpa piscinas,o emprego esta dificil e as oportunidades na aviaçao esta muito longe

  7. Lage
    1 ano ago

    Oi Raul, sou seguidor do seu blog e através dele consigo tomar decisões profissionais e pessoais. Eu como muitos aqui me formei e ainda não consegui um lugar ao sol da aviação, isso quer dizer que já posso desistir ? Claro que não, por outro lado não posso ficar esperando a aviação melhorar. Afinal, as contas de casa nunca ouviram falar no que é aviação. Já faz um ano que não invisto na aviação e devo seguir assim por um longo período, pois hoje eu precisaria de várias ondas de contratação no mercado para que aqueles que já estão nos hangares e aeroportos pudessem ter um lugar no sol e depois eu. Acredito que formados de 2014 pra cá estão no mesmo barco.

    • Juca Soares
      1 ano ago

      Só uma complementação, conheço alunos de 2012 que estão nesta situação. era preciso um “tsunami”. Quem tem um pouquinho mais de tempo na Aviação sabe que nesta década que estamos (2010-2020) fechou uma quantidade enormes de Empresas Aéreas, seja por qual motivo for; na minha humilde opinião, esta sendo a pior década da Aviação. Só pra se ter uma idéia, META, Sol, AirBrasil, Puma, Air Minas, Webjet, Cruiser, Rico, Taf, Team… e por aí vai, sem entrar no mérito de o porque faliram ou mudaram o foco das atividades uma coisa é certa, menos e menos oportunidades de trabalho, visto que quanto menos empresas menos oportunidades, e fica mais fácil para as “grandes” ditarem a “regra do jogo”.

      • A.M.Filho
        1 ano ago

        A fusão da TRIP com a Azul, demissões em massa na Gol em 2012, Demissões em massa na TAM em 2013. Temos também o fim do malote bancário pela FEBRABAN o que era o ganha pão de muito taxi aéreo e gerou muitas demissões. Não penso que tenha sido a pior década da aviação já que o volume de passageiros transportados hoje (Mesmo em crise) ainda é muito maior que em 2010 mas o fato é que todas aquelas previsões maravilhosas que muitos vetores da imprensa fizeram, não se confirmaram. Inclusive publicação do setor entrou na onda como uma capa da Aero Magazine que dizia que o piloto havia sumido!
        Penso que a aviação brasileira tem um potencial imenso de crescimento. Ao compararmos a nossa aviação com a da Europa ou EUA, veremos que os brasileiros ainda viajam, de avião, muito menos que em países desenvolvidos mas para que a aviação continue em um crescimento sustentável, é preciso que a Economia cresça também, que entraves burocráticos sejam resolvidos e que a infraestrutura cresça no mesmo ritmo. Infelizmente, tudo isso depende muito dos governos e sabemos que celeridade, boa gestão e honestidade está a uma distância destes igual Plutão da Terra.

  8. Cmte Brasil
    1 ano ago

    Durante instruções, via muitos alunos que estavam ali simplesmente pelas matérias que foram televisionadas na Globo que falavam sobre o mercado e altos salários de pilotos na aviação, alguns nem mesmo tinham vocação para a atividade. Bom, não era eu quem iria destruir o sonho de ninguém. Afinal, todos nós sonhávamos com isso…

  9. Beto Arcaro
    1 ano ago

    Se estivesse, estaria voando por lá, não?

    • Gustavo
      1 ano ago

      Beto, ele pode estar legal mas sem ter convalidado. Ou não tem o dinheiro para convalidar.

      e mesmo assim, voar lá com pouca hora só sendo CFI, talvez CFII até ele se provar.

      • Beto Arcaro
        1 ano ago

        Mas como se consegue um Green Card?
        Duvido que esteja legal.
        Pode até ser que esteja com algum visto, mas não o de trabalho.

        • Raul Marinho
          1 ano ago

          Visto de trabalho pra fritar hambúrguer? Difícil, hein…

  10. Beto Arcaro
    1 ano ago

    A “Conspiração para Iludir” sempre vai existir, o problema é o “querer acreditar”, é o “sonho acima de tudo”….
    Aí fica um prato cheio para os “Conspiradores”.
    E olha que o Sujeito tem 26 anos, hein!?
    Não é nenhum adolescente.
    Falta “Consciência Situacional”!
    Coisa que todo bom Aviador deve ter.

  11. Gustavo
    1 ano ago

    Mas será que ele está legal?

Deixe uma resposta