A crise na Republic Air causada por um “apagão de pilotos”: não caia nessa!, o problema da companhia é má gestão, não falta de pilotos.

By: Author Raul MarinhoPosted on
377Views12

A imprensa nacional, reproduzindo reportagens publicadas pelas agências internacionais (vide aqui), está noticiando que a crise por que passa a Republic Air, que pediu recuperação judicial na semana passada, é causada por um “apagão de pilotos” que estaria ocorrendo nos EUA. Atenção: isso é falso como nota de US$3,00! O problema não é a falta de pilotos – não neste momento, pelo menos. A questão é outra: trata-se da falta de uma gestão competente, que explorou a mão-de-obra de pilotos à exaustão por anos, pagando aos pilotos menos do que um auxiliar de faxina (com todo o respeito aos profissionais da limpeza, mas estes não estudaram e investiram um centésimo do que os pilotos de uma linha aérea regional). Neste post, a coisa está mais bem explicada, mas o ponto é que, assim como a Republic, muitas outras companhias regionais deverão ir para o buraco nos EUA daqui para a frente. E os culpados serão sempre os pilotos, esses malvados gananciosos! Ninguém irá se lembrar de que essas empresas criaram um negócio insustentável e suicida, e o resultado é esse que estamos presenciando neste momento.

12 comments

  1. DSousa
    1 ano ago

    A falta de pilotos é um dos maiores problemas das companhias regionais americanas, integralmente explicado pelo ridículo salário.

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Então… O problema é que não há uma “falta de pilotos” propriamente dita, e sim pouca gente disposta a trabalhar pelos salários que são ofertados por estas companhias. Leia o post indicado no link.

      • DSousa
        1 ano ago

        Sim, quando falei em falta de pilotos, na verdade eu me referia à falta de candidatos às vagas de emprego dessas empresas.

        • PC
          1 ano ago

          ” O problema é que não há uma “falta de pilotos” propriamente dita, e sim pouca gente disposta a trabalhar pelos salários que são ofertados por estas companhias”. Raul, sou PC. Qual seria a possibilidade de eu ir para os EUA trabalhar em alguma dessas empresas que o pessoal de lá não está disposto a trabalhar? Obrigado.

          • Raul Marinho
            1 ano ago

            Se vc conseguir um Green Card, é alta. O problema é conseguir tal visto…

            • PC
              1 ano ago

              Sim, e além do Green, ainda precisaria, é claro, convalidar as carteiras. O bom seria ir já em acordo com a empresa contratante. Vc sabe se dessa forma é difícil conseguir? Pois chegar lá “de mãos abanando” é meio complicado $$$.

              • Raul Marinho
                1 ano ago

                Não tenho como te ajudar nisso, amigo.

  2. Cleverson Fukuoka
    1 ano ago

    Raul,
    Você acredita que possa ter um êxodo de pilotos de países emergentes como China e Brasil, onde o salário é muito mais baixo para preencher essas vagas??

    • China??? Conquanto os expatriados ganhem sempre mais do que os locais (no Mundo inteiro), a Mainland China paga os salários mais altos do planeta, atualmente. E com viés de alta.

      • Cleverson Fukuoka
        1 ano ago

        Desculpe Fabio, perguntei achando que a China não pagasse tão bem para seus pilotos chineses, pois sempre tem anúncio de empresas chinesas procurando por pilotos.

        • Enderson Rafael
          1 ano ago

          A China tem falta de pilotos, Cleverson. E vai faltar por mto tempo ainda, por isso tem cmte de E190 tirando 5 vezes mais que no Brasil com 3 meses de férias por ano por lá. Nos EUA a falta de pilotos é uma combinação de fatores, que passam como notado, pelo salário ridículo que as regionais pagam (na faixa de 2mil dolares por mês para copiloto – não converta pois vai dar mais que um copiloto de regional no Brasil, e proporcionalmente é menos na verdade). Mas por enquanto o risco de os brasileiros – muitos aceitariam os 2k – trabalharem lá está afastado: precisa de visto de trabalho.

Deixe uma resposta