RBAC-61 EMD006 – texto integral

By: Author Raul MarinhoPosted on
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Este é o texto do novo regulamento da ANAC para a emissão e revalidação de licenças, habilitações e certificados de pilotos que passará a valer em 23/04/2016: RBAC-61 EMD006.

Nos próximos dias, ele será esmiuçado e comentado aqui no blog. Fiquem na escuta!

27 comments

  1. Jonathan Alves
    7 meses ago

    Não achei nada sobre isso (talvez possa ter passado batido). Quero começar as aulas de PPH ano q vem e queria saber se pra ser INVH precisa das 200h ou continua sendo as mesmas 10h? E se continua até quando? Pois dps que vc tira PCH é muito difícil “fazer hora” para atingir as 500h de experiência. Desde já obrigado.

    • Raul Marinho
      7 meses ago

      As 200h para INVA/H caíram em definitivo.

  2. Vitor Hugo
    8 meses ago

    Bom dia Raul,

    Alguma novidade em relação copiloto de aeronaves MNTE, MLTE poder lançar 50% das horas ?

    dúvida: somente poderá lançar 50% das horas, ou das horas que ele lançar só contará 50% ?!

    Desde já, agradeço a atenção

    • Raul Marinho
      8 meses ago

      Ainda não. Mas em breve devo ter…

  3. Profeta Tricolor
    10 meses ago

    corrija*

  4. Profeta Tricolor
    10 meses ago

    me corriga se eu estiver enganado mas em relação as aeronaves single pilot, um segundo piloto a bordo da aeronave vai poder anotar 50% das horas ? procede essa informação ?

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Estava na proposta enviada para a AP/14 mesmo, mas não passou. Vou falar sobre isso em breve no blog.

      • Romulo
        9 meses ago

        Então não será permitido lançar essas horas em aeronave single pilot?

        • Raul Marinho
          9 meses ago

          Aguarde mais um pouco, que eu vou responder essa pergunta de maneira mais ampla.

  5. Paulo
    10 meses ago

    Raul, tenho algumas duvidas.

    I) Piloto checado no R22, para voar o R44 bastaria fazer as duas horas no modelo ou precisaria checar tambem o R44?

    II) Piloto checado no R22, para voar o esquilo precisaria fazer 8 horas no esquilo e solicitar o check? Essa instrução das 8 horas precisa ser com INVH ou pode ser com PC?

    Se possível, gentileza esclarecer essas dúvidas antes e depois de 06/2017.

    Abs

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      I) Dentro da mesma CLASSE (mono-pistão), basta o endorsement (vou falar mais sobre isso em breve);

      II)Aí é mudança de CLASSE (mono-pistão para mono-turbina), então aplica-se a letra “e” da seção 61.195: 8h de instrução, sendo duas no mesmo modelo a ser utilizado no cheque. Tem que ser INVH (letra “b” item “2” da mesma seção).

  6. Final
    10 meses ago

    Entendo que NÃO precisa ser INVA para ministrar instrução revisória para TIPO.
    PLA ou PC habilitado é o suficiente….certo?

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Na verdade, não existe mais instrução revisória… Vou falar sobre isso em breve.

  7. Matheus
    10 meses ago

    Vamos
    Imaginar uma situação …

    Eu voo um baron e meu patrão compra um C90 , eu terei Q procurar algum piloto disponível de C90 para me dar instrução e assinar o endorsement ?
    Foi extinto ground school? Não farei aulas teóricas e provas ?

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Veremos quando sair a IS que disciplinará a transição entre modelos dentro de uma mesma CLASSE. Ainda não dá para responder a sua pergunta.

  8. Wagner
    10 meses ago

    Boa noite Raul, eu li o RBAC-61 EMD006, e pelo q entendi se eu for PPA checado e com 50 Horas na minha CIV, e seu eu tiver a intenção de checar o PPH, eu terei q ter 200 horas em comando na minha CIV, para abater horas no curso pratico de PPH?? Vc pode me explicar isso por favor Raul???

    Aguardo contato.

    • Nico
      10 meses ago

      É isso aí! Para ter direito a redução do requisito de experiência Vc tem q ter 200h de voo como piloto em comando (no seu caso avião) . Aí vc só terá q realizar 25 horas para obter a LPPH.

    • Nico
      10 meses ago

      Mais detalhes do que realizar nessas 25 horas vc encontrará na DI-SPO 0001 – Abatimento de horas para a Licença de Piloto Privado (11/03/2016).

      • Wagner
        10 meses ago

        Boa tarde Nico, obrigado pela resposta cara , mesmo ela sendo desanimadora. Mas Nico eu só tenho mais duas perguntas cara se vc ou alguém q segue o blog poder me responder ficarei grato.

        A) Essa norma, q exige do camarada tem q ter 200 horas em comando, para abater no PPH 25 horas, ela foi imposta recentemente pela ANAC ou ela sempre foi exigida?

        B) No que a ANAC se baseia, qual a justificativa da ANAC, para cobrar do camarada 200 Horas em comando, para ele ter o direito de abater 25 horas no PPH?

        Aguardo contato.

        • Nico
          10 meses ago

          Na realidade em vez de 40 horas (ou 35h se for realizado o curso em escola homologada) vc só fará 25h.
          Essa redução de horas já existia no RBAC 61 EMD 5.
          Nesse link tem a explicação de como pode ser realizada essa redução .

          http://paraserpiloto.appa.org.br/wp-content/uploads/2016/02/IS-00-004A.pdf

          • Wagner
            10 meses ago

            Boa tarde Nico, valeu pela resposta cara mesmo sendo desanimadora, mas se a OACI exige então ta tudo bem, e o q importa mesmo e a segurança e uma boa aprendizagem né, Nico mais uma vez grato pela resposta cara, tenha um bom final de semana pra vc.

            • Raul Marinho
              10 meses ago

              É isso aí. O Nico respondeu corretamente.
              Tks, Nico!

  9. Ronaldo
    10 meses ago

    Experiência Recente? Não tem mais a instrução revisória? Como proceder se ficar sem fazer noturno por mais de 90 dias? Obrigaod

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Vou escrever sobre isso em breve no blog.

  10. Ivanhoé
    10 meses ago

    Pelo q entendi o endorsement vai sair em uma IS q deve ser publicada em breve..

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      É isso mesmo.

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