‘Para Ser Piloto’ faz 5 anos hoje

By: Author Raul MarinhoPosted on
340Views32

No dia 30 de março de 2011 foi publicado o primeiro post do Para Ser Piloto – um blog que nasceu de uma postagem de mesmo nome no meu outro blog (Toca Raul!!!), em 10 de outubro de 2009. Ou seja: na realidade, este blog nasceu após uma gestação de um ano, cinco meses e vinte dias, tendo portanto um total de seis anos e meio desde a concepção. Bem, mas de qualquer maneira, o que vale mesmo é a data em que se vem ao mundo, e por isso hoje é o aniversário de cinco anos do Para Ser Piloto – um blog que, na minha maneira de enxergá-lo, nunca perdeu o espírito de sua foto ilustrativa original:

pspNestes cinco anos, os quase 3mil posts do blog foram visualizados mais de 4milhões de vezes, recebendo perto de 30mil comentários. Muitas polêmicas aconteceram (e continuam acontecendo!); muita gente elogiou, outros tantos criticaram; novidades (em relação a mudanças na regulamentação, principalmente) foram anunciadas; publicamos diversas análises de mercado, de segurança, e de estratégias de empregabilidade e de formação (publiquei um livro sobre o assunto, inclusive); profissionais experientes da aviação deram seus conselhos; servidores da ANAC, do DECEA e do CENIPA ajudaram os leitores diversas vezes; dirigentes de entidades associativas (SNA e APPA, especialmente) colaboraram; muita gente escreveu textos exclusivos para o blog… Enfim, se há uma coisa que não aconteceu aqui nestes cinco anos foi monotonia! É o que pretendo continuar fazendo nos próximos cinquenta anos do blog – mas não exatamente do mesmo jeito.

A partir do mês que vem, o blog vai começar sua maior transformação desde que foi criado. Além da total reformulação estética do espaço (que também vai acontecer), haverá muito mais ferramentas de interatividade com o leitor, inclusive para a ajuda com dúvidas e aconselhamentos técnicos sobre legislação e carreira, que é o motor do Para Ser Piloto desde o início. Haverá uma equipe para a gestão das atividades administrativas e comerciais do blog, que finalmente vai se profissionalizar – o que irá viabilizar contribuir financeiramente com os projetos da APPA, que era uma intenção não concretizada desde o final de 2014. A interatividade via mídias sociais vai se ampliar, e também iremos atuar fora da internet (em abril vocês já verão artigos meus em uma importante revista do setor), e pretendo publicar um livro sobre empregabilidade para pilotos em breve. Em resumo: quando estivermos aqui em 30 de março de 2017, comemorando o sexto ano do Para Ser Piloto, estaremos falando de um blog muito melhorado em relação ao que existe hoje, com muito mais interatividade e serviços para o leitor!

Mas nada disso poderá existir sem a continuidade da colaboração de quem fez com que este blog se tornasse uma referência importante nos assuntos a que se propõe a tratar – formação & empregabilidade de pilotos e segurança de voo. Neste sentido, tenho que agradecer imensamente a todos os leitores do blog, especialmente aqueles que compartilharam e comentaram os posts aqui publicados (valeu, Beto Arcaro!); as pessoas que escreveram ou permitiram a reprodução de seus textos (certo, Enderson Rafael?); os anunciantes que ajudaram financeiramente com as despesas de manutenção – Editora Bianch/Bianch Pilot’s Shop, EFAI Escola de Aviação Civil e Voe Floripa; e principalmente duas pessoas que foram fundamentais para a viabilização do Para Ser Piloto: o Alexandre Sales, do blog co-irmão Canal Piloto, e o Cmte. Brasil, diretor & webmaster da APPA. Muito obrigado mesmo, pessoal!

É isso aí! Agora, vamos ao trabalho, que tem muita coisa a ser feita!

Um grande abraço,

Raul Marinho

 

32 comments

  1. Aleksandro Gardano
    10 meses ago

    Parabéns novamente pelo blog, Raul. Tive a oportunidade de comentar poucas vezes em assuntos específicos, mas não deixo de acompanhar o que se tornou uma consulta regular. As ricas discussões influenciam toda uma legião silenciosa (que como eu, participa de modo pouco ativo), mas que inspira a refletir e muitas vezes até a mudar de opinião. O PSP é parada obrigatória, que destila (e também fermenta !) o combustível essencial dos aviadores, que é a informação. Abraço, Gardano.

  2. Fernando Lima
    10 meses ago

    Acompanho diariamente o blog desde 2012 e tive o prazer de conhecer o Raul em um SNA Itinerante, em Uberlândia, recentemente.
    Não há como mensurar o quanto o blog e o Raul já me ajudaram ao longo desse tempo, sempre de forma muito clara e coerente.
    Parabéns, Raul ! Admiro muito seu trabalho e sua pessoa. Que venham muitos outros anos e boas mudanças !
    Abraços.
    Fernando Lima.

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Eu que agradeço, Fernando!
      Um grande abraço!

  3. Rodrigo Banana
    10 meses ago

    Parabéns pelo sucesso Raul, e que venham muitos outros anos pela frente. Abraço amigo.

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Brigadão, Banana!

  4. thepiratecaptain41
    10 meses ago

    Parabéns Raul! Que venham mais muitos anos ajudando a esclarecer a aviação brasileira!

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Tks!
      Abs,
      Raul

  5. Ortega
    10 meses ago

    Opa, Parabéns atrasado Raul!

    Sou leitor recente do seu blog e sempre me admirei com a quantidade e mais ainda com a qualidade das informações que você consegue apresentar, ainda mais entre tantas atividades.

    Fico muito feliz com o crescimento do blog e sou realmente grato por tudo o que você divulga nele.

    Um abraço e Felicidades!

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Valeu! Obrigado!

  6. Zé Maria
    10 meses ago

    Chovendo no molhado. . .até porque já disseram tudo!
    Segue apenas o meu aplauso pela competência e capacidade de vocês, Raul e colaboradores.
    Muito bom ter a possibilidade de acompanhar diariamente aquilo que de fato é importante para a comunidade que atua no meio.
    Abraço e que muitos anos ainda se passem com o PSP sendo o nosso farol na escuridão!

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Many tks! Abs!

  7. Jorge Lúcio
    10 meses ago

    Parabéns pelo blog, é um belo trabalho que você presta para a comunidade aeronáutica.
    Eu só gostaria de saber de onde é que você tira tempo para suas pesquisas e postagens. Realmente admirável!

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Tks!
      (O segredo do negócio é o segredo, caro…).

  8. Marcelo Cerqueira
    10 meses ago

    Parabéns Raul!

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Tks!

  9. Marcos Véio
    10 meses ago

    Eu “devo” por baixo uns R$80.000,00 pro Raul. Graças a ele e a sua iniciativa. Não fiquei dando murro em ponta de faca. Mudei a proa e tomei um novo rumo na aviação. Hoje, com muita caltela, consigo empreender e me divertir com aviação. Por isso, estou sempre de olho em suas análises, discordando algumas vezes, mas sempre respeitando seu trabalho, a qual devo muito. Vida longa a você e ao blog.

    • Marcos Véio
      10 meses ago

      *cautela

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Obrigado, Marcos! É realmente tocante, nestes tempos de imorais, alguém assumir espontaneamente uma dívida assim, em público, e por escrito.
      Já peguei seus dados pelo número de IP e gerei o boleto. Deve estar chegando na sua casa por esses dias, não perca o prazo senão vai para protesto, hein!?
      ;-)
      Abs,
      Raul

  10. Nico
    10 meses ago

    Parabéns Raul!

    O PSP tornou-se uma ferramenta de debates, onde as mais variadas idéias são expostas e discutidas.
    Fonte preciosa de informações aeronáuticas, possibilitando através desse forum o aprendizado e o aperfeiçoamento dos mais variados temas da cultura aeronáutica.

    Excelente iniciativa!

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Many tks!
      Abs,
      Raul

  11. Andreis
    10 meses ago

    Caro amigo Raul. Parabéns pelo seu blog. É leitura obrigatória para mim, todos os dias. Aos meus alunos recomendo como leitura complementar para informação e aprendizado.
    Continua assim, abastecendo-nos com suas formidáveis matérias.
    Sucesso
    Andreis -ACSP

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Muito obrigado, Andreis!
      Um grande abraço,
      Raul

  12. Enderson Rafael
    10 meses ago

    Orgulho imenso de fazer parte! O PSP publicou meu primeiro artigo como piloto, e sempre que surgir a oportunidade pode contar comigo! Grande abraço e parabéns, Raul!

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Muito obrigado, Comando!
      Um grande abraço,
      Raul

  13. Beto Arcaro
    10 meses ago

    Nossa!
    Passou muito rápido!
    Não foram só Posts.
    O PSP, nesses 5 anos, se consolidou como o Blog Aviatório mais sensato do País.
    Raul Marinho, sempre de forma muito profissional, tratou de assuntos extremamente pertinentes ao nosso meio, “audaciosamente indo, onde nenhum Piloto/Blogueiro jamais esteve”!
    Parabéns Raul!
    Mantenha sempre essa linha!

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Muito obrigado, Betão!
      Um grande abraço,
      Raul

  14. José
    10 meses ago

    Parabéns a esta iniciativa, que nos ajuda em primeira mão com as nossas dificuldades referente às leis e dúvidas no meio aeronáutico brasileiro.

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Tks, José!

  15. Philip
    10 meses ago

    Parabéns pelo empenho e dedicação despendida com o blog. Não consigo enumerar quantas coisas aprendi e/ou tive acesso por assinar o RSS do blog. Como você disse, muitas polêmicas já aconteceram e continuam acontecendo, mas esta é a engrenagem da evolução das coisas: o questionamento. Não estou atuando na aviação, mas estou prestes a iniciar um enorme processo de mudança, que diga-se de passagem, por conta das reflexões que tive ao ler alguns posts, links de matérias etc. Tomei decisões importantíssimas na minha vida e carreira profissional a partir da avalanche de informações que tive acesso durante todos esses anos do blog e espero em breve também poder contribuir com essa experiência que estou vivendo. Torço para que o blog continue crescendo e torço para o seu sucesso também, bem como de todos os que colaboraram para a existência deste espaço! Mais uma vez parabéns e obrigado!

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Muito obrigado!

  16. JOSE CARLOS BARBOSA
    10 meses ago

    Parabens! Sempre atualizando e levando as informações de forma clara e objetiva aos mais diversos seguimentos da aviação. Deus abençoe, abç

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Tks!
      Abs,
      Raul

Deixe uma resposta