Você que é INVA/H ou Piloto Aluno prestes a voar solo, não deixe de ler isso

By: Author Raul MarinhoPosted on
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Nas novas regras de endosso, válidas desde sexta-feira (22/04/16), constam três situações aplicáveis aos voos solo de Alunos Pilotos, que requerem prévio endosso de INVA/Hs, a saber:

A) Endosso para voo solo de aluno piloto – 61.61(k)

Quem pode endossar:

1- Detentor da habilitação válida de Instrutor de Voo (INVA, INVH, INPL, etc.); ou

2- Piloto designado para ministrar instrução de voo em um operador que possua programa de treinamento aprovado pela ANAC, quando ministrando instrução no âmbito da entidade a que está vinculado. (ex: operadores 142, 135 e 91 subparte K).

Obs.: Para alunos de cursos de PP ou PC e para quem está tendo instrução de PC fora de aeroclube/escola de aviação, isto significa que o endosso tem ser dado obrigatoriamente por um INVA/H.

Instrução prévia mínima ao endosso:

A instrução prevista na seção 61.61 do RBAC 61.

Obs.: Inclui também ter 18 anos completos e ter sido aprovado na ‘banca’ da ANAC (de PP, no caso).

Texto do endosso na CIV:

“Declaro que (Nome do piloto endossado, CANAC do piloto endossado) cumpre os requisitos da seção 61.61 e está proficiente para realizar voos solo em um (modelo da aeronave). (Nome, CANAC e assinatura do instrutor)”

Texto do endosso na CIV Digital:

“Endosso para solo em (modelo da aeronave) assinado por (Nome do instrutor,  CANAC do instrutor).”

B) Endosso para navegação solo de aluno piloto – 61.67(c)(1) e (2)

Válido somente para um voo de navegação específico.

Quem pode endossar:

1- Detentor da habilitação válida de Instrutor de Voo (INVA, INVH, INPL, etc.); ou

2- Piloto designado para ministrar instrução de voo em um operador que possua programa de treinamento aprovado pela ANAC, quando ministrando instrução no âmbito da entidade a que está vinculado. (ex: operadores 142, 135 e 91 subparte K).

Obs.: Mesma anterior – na prática, tem que ser INVA/H.

Instrução prévia mínima ao endosso:

O aluno piloto deve ter recebido instrução duplo comando na rota a ser voada, conforme previsto no parágrafo 61.67(c)(2)(ii); e

Obs.: Nestes voos, é preciso que tenha-se decolado e pousado nos aeródromos em que a navegação irá ocorrer.

O instrutor deve ter repassado antes do voo todo o planejamento de navegação realizado pelo aluno, bem como consultado no briefing os dados relevantes da aeronave e da rota, tais como meteorologia, NOTAM, reportes de manutenção etc., conforme previsto no parágrafo 61.67(c)(2)(i).

Adicionalmente, durante toda a duração do voo é atribuição do instrutor permanecer em solo monitorando o andamento da navegação pelos meios disponíveis, tais como rádio ou telefone (no caso de paradas intermediárias), bem como o desenvolvimento da meteorologia em rota.

Texto do endosso na CIV:

“Declaro que revisei o planejamento de navegação de (Nome do piloto endossado, CANAC do piloto endossado) e o considero apto a realizar voo solo entre (designativos dos aeródromos de partida, destino, bem como sobrevoos e pousos intermediários se houver) em um (modelo da aeronave) no dia (data). (Nome, CANAC e assinatura do instrutor)”

Texto do endosso na CIV Digital:

“Navegação liberada por (Nome do instrutor, CANAC do instrutor).”

C) Endosso para voo solo em espaço aéreo controlado – 61.69(a)(2) e (3) e 61.69(b)(2)  e (3)

Válido por 90 dias.

Quem pode endossar:

1- Detentor da habilitação válida de Instrutor de Voo (INVA, INVH, etc.); ou

2- Piloto designado para ministrar instrução de voo em um operador que possua programa de treinamento aprovado pela ANAC, quando ministrando instrução no âmbito da entidade a que está vinculado. (ex: operadores 142, 135 e 91 subparte K).

Obs.: Novamente, tem que ser INVA/H na prática.

Instrução prévia mínima ao endosso:

A instrução prevista na seção 61.69 do RBAC 61.

Obs.: A instrução para operar em um determinado aeroporto localizado em espaço aéreo controlado tem que ter ocorrido no citado aeroporto, necessariamente.

Texto do endosso na CIV:

“Declaro que (Nome do piloto endossado, CANAC do piloto endossado) cumpre os requisitos da seção 61.69 e está proficiente para voar solo nos seguintes espaços  aéreos controlados: (designativos dos aeródromos, terminais, etc.). (Nome, CANAC e assinatura do instrutor)”

Texto do endosso na CIV Digital:

“Endosso para solo em (designativos dos aeródromos, terminais, etc.) assinado por (Nome do instrutor, CANAC do instrutor).”

Portanto, se você é INVA/H ou Piloto Aluno prestes a voar solo, não deixe de cumprir com esses requisitos de endosso! Compartilhe essa informação com seus colegas de aeroclube/escola de aviação. A maneira correta de se preencher o endosso na CIV em papel e digital é a do exemplo abaixo:

civendosso

civendossodig2

 

5 comments

  1. Allan Dewolatka
    1 ano ago

    Raul boa tarde,

    O Instrutor que liberou o Aluno solo, ao lançar esse voo na CIV papel e digital do INVA, precisa colocar alguma coisa? Me refiro ao voo solo do PP, o qual o aluno faz apenas um circuito ao término da missão de TGL. Obrigado!

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Tem que colocar o que está no texto da IS 61-006B.

  2. Milton
    1 ano ago

    Curiosamente, sou checado INVH e até hoje nunca voei solo. Muitos anos atrás fiz PP avião e solei com 24 horas… estranho esse mundo dos helicópteros, as escolas não incentivam o voo solo.

    Penso que solar deveria ser obrigatório antes do cheque, se não do PP, pelo menos do PC. Conheço mais gente que checou sem voar solo. Muito estranho mesmo.

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Pois é, Milton, infelizmente isso tem sido a regra nos aeroclubes e escolas – embora contrarie as regras, se vc me entende…
      O fato é que aeronaves arrendadas com proprietários que vetam o uso de seus bens para voos solo, pouca fiscalização, baixo nível de formação de instrutores e falta de profissionalismo levam a essa situação. Lamentável.

      • Milton
        1 ano ago

        Não imaginava que era tão comum assim, Raul. Tenso. Na escola que fiz o curso os instrutores eram excelentes, mas sabe como são as regras, vem sempre de cima!… Abraço!

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