“Banca” de PLA: só precisa do PP mesmo! Entenda por que.

“Banca” de PLA: só precisa do PP mesmo! Entenda por que.

By: Author Raul MarinhoPosted on
369Views7

Nos comentários ao post anterior, sobre a recente publicação pela ANAC do novo regulamento para os exames teóricos (“bancas”), algumas pessoas se assustaram com o fato de só precisar da licença de PP para poder realizar o exame (“banca”) de PLA. É estranho, realmente – ainda mais porque, para fazer a “banca” de PC, é necessário, além da licença de PP, o curso teórico de Piloto Comercial (ou seja: há mais requisitos para a “banca” de PC do que para a “banca” de PLA). Mas há uma razão para isso, de acordo com o que me foi explicado pela SPO/ANAC.

Isso ocorre porque a aprovação no exame de PLA teórico é requisito para a obtenção de habilitações de TIPO – vejam como está no RBAC-61 EMD006:

61.213 Concessão de habilitação de tipo

(a) O candidato a uma habilitação de tipo deve cumprir o seguinte:

(1) pré-requisitos:

(i) ter sido aprovado em exame de conhecimentos teóricos da ANAC de Piloto de Linha Aérea, conforme estabelecido na seção 61.137 deste Regulamento, exceto para habilitações de dirigíveis;

(…)

Apesar de ser não muito comum (especialmente agora, quando poucas aeronaves requerem habilitação de TIPO), há pilotos privados que possuem habilitação de TIPO – por exemplo: um proprietário de Phenom 100 que queira pilotar pessoalmente seu avião. É esta razão de o exame de PLA estar acessível para quem tem somente a licença de PP.

7 comments

  1. Luiz
    4 meses ago

    Caro Raul
    Gostaria de saber se o senhor sabe se para realizar a banca de PLA esta sendo necessário ter o certificado do curso teórico de PLA????
    Entrei hoje no Site da ANAC e nele consta que é necessário levar o certificado de curso homologado.
    Procede isso???
    Grato

    • Raul Marinho
      4 meses ago

      Não procede. Pode fazer a banca teórica de PLA sem curso teórico.

  2. Enderson Rafael
    8 meses ago

    Finalmente consertaram essa distorção, lembra que eu falava dela há anos?

  3. EC
    8 meses ago

    Interessante.

  4. Nico
    8 meses ago

    Explica mas não justifica!
    Pq em vez de banca de PLA não se colocou como requisito para habilitação de TIPO ter sido aprovado em uma banca de PC? Seria mais compatível e menos contraditório.
    Uma mera opinião.

    • Raul Marinho
      8 meses ago

      Porque só a banca de PLA tem a prova de P&B + Performance, que é o conhecimento que se quer verificar que um piloto de aeronave TIPO possui.
      Na minha opinião, essa provinha de PLA deveria ter outro nome, e a prova de PLA ser muito mais complexa do que a atual, com um curso teórico infinitamente mais parrudo do que o de PC (lembrando que na EASA são 14 matérias).

    • EC
      8 meses ago

      Sendo necessário apenas o PP o candidato pode ser autodidata, já que um curso teórico só é exigido para quem vai realizar a banca de PC.

Deixe uma resposta