Jo

Jo

By: Author Raul MarinhoPosted on
421Views1

Neste domingo (26/06/2016), aconteceu um infeliz acidente de helicóptero que matou 5 pessoas nas proximidades de Jundiaí-SP. Uma das vítimas foi a Cmte Jovilde Calisctil (ou, simplesmente, Jo), uma das aviadoras mais admiráveis que eu já conheci. Tecnicamente, Jo era “ponto fora da curva”: PLAH, IFRH, INVH, uma penca de habilitações de TIPO, 4.500 horas de voo, cursos de segurança de voo no CENIPA e na ANAC – só para ficar nas siglas e números. E pessoalmente, então, mais “fora da curva” ainda: Jo foi a mentora de centenas de pilotos, inspiração para outras tantas pilotas, uma pessoa que nunca mediu esforços para ajudar os colegas, e de uma simpatia e humildade inigualáveis.

A última vez que falei com ela foi na palestra sobre o RBAC-61 no Aeroclube de São Paulo – e, como sempre, estava sorridente e muito, muito animada, a despeito dos percalços por que passa a aviação brasileira. Perto dela, tinha-se a impressão de que não havia crise, era impressionante o carisma que a Jo tinha. Lamento muito, muito mesmo, a sua perda.

Abaixo, segue uma matéria da TV Aparecida (curiosamente, seu segundo nome) em que a Cmte Jo foi protagonista:

One comment

  1. Milton Maldonado Jr.
    7 meses ago

    Voei com a Jo, e também com o marido dela, o Rodrigo. Muito triste, essa tragédia mexeu comigo, não digeri até agora. Estou passado. :(

Deixe uma resposta