Novo! Guia sobre Revalidação de CLASSE

By: Author Raul MarinhoPosted on
616Views15

Uma das questões campeãs de audiência aqui no blog é a da revalidação de habilitação de CLASSE “por horas”. Esta possibilidade, válida até 31/12/2016 somente para a categoria avião (MNTE/MNAF e MLTE/MLAF), consiste na dispensa do exame de proficiência – o popular “cheque”, realizado a bordo da aeronave com examinador credenciado ou INSPAC – para os pilotos que comprovarem determinada experiência de voo.

A revalidação “por horas”, porém, embora muito mais simples, rápida e principalmente econômica do que a convencional, requer um conhecimento um pouco mais aprofundado sobre os procedimentos burocráticos e de sistemas da ANAC para realizá-la (é muito mais fácil do que realizar uma aproximação por instrumentos num procedimento de “arco DME”, mas também tem os seus macetes!). E, para realizar este processo sem dificuldades por conta própria, eu estou desenvolvendo um material especial com alguns patrocinadores que acreditam na necessidade de informar a comunidade de pilotos sobre o assunto.

Patrocinadores

Você quer ser um dos primeiros a receber este material gratuitamente? Deixe seu e-mail a seguir e enviarei a você assim que estiver concluído antes mesmo de postar aqui no blog!

Inscrições encerradas! 163 pessoas receberam o guia antecipadamente no dia 4 de agosto de 2016. Aguarde, em breve o guia será publicado aqui no blog. Fique atento(a)!

15 comments

  1. Mateus Lopes Silva
    3 meses ago

    Gostaria de receber este material.

    mateuslopes09@gmail.com

    • Raul Marinho
      3 meses ago

      Já não é mais possível revalidar desta maneira, Mateus.

  2. Alan
    5 meses ago

    Quando possível gostaria de receber o material também .. alan_dorneles@hotmail.com
    grato…

  3. Fernando Oliveira
    9 meses ago

    Olá Raúl, otima explicação! tenho interesse no material. abaixo email. fernando_jose@outlook.com

  4. Rodrigo Alves
    9 meses ago

    Bom dia, Raul,
    Acompanho frequentemente os seus posts e gostaria de deixar uma sugestão para o guia da revalidação, que é uma dúvida que tive e a encaminhei hoje para a GPEL (ainda sem resposta). Se for pertinente, claro.
    A dúvida é: como PP de avião MNTE, posso lançar na CIV eletrônica as horas duplo comando como “Piloto em instrução”? E essas horas seriam válidas para as 20h necessárias para a revalidação?
    A dúvida surgiu porque nem todos os vôos que fiz após checar o PP poderia ser PIC, pois eu não tinha cumprido os requisitos de experiência recente. E só voei cessninha, que não requer co-piloto. Então só me restaria apontar “piloto em instrução” na CIV eletrônica (mesmo não sendo aluno, pois já chequei PP).
    Abraços.

    • Raul Marinho
      9 meses ago

      O texto da seção 61.197(c) fala em “horas de voo”, ou seja: tanto faz ser PIC ou DC.

      • Rodrigo Alves
        9 meses ago

        Obrigado por esclarecer! Mas posso lançar na CIV “Piloto em instrução”, que seria o DC, mesmo não sendo aluno? Já chequei PP há 2 anos e tenho voado somente para manter a prática, sem matrícula como aluno.

        • Raul Marinho
          9 meses ago

          Não precisa ser aluno para voar em DC.

          • Rodrigo Alves
            9 meses ago

            Esclarecido. A palavra “instrução” na CIV é que estava me incomodando.
            Obrigado!

  5. Juliano Rangel
    9 meses ago

    Bom dia Raul, recentemente revalidei minha habilitação por experiência recente é muito simples, o site é auto explicativo, não tem como se confundir… abraço a todos e bons voos

    • Raul Marinho
      9 meses ago

      É o que falei no post: é possível revalidar por conta própria, assim como é possível fazer um procedimento com arco DME. Vai ter quem ache “muito simples” ambos… Mas, honestamente, para o piloto “average” em termos de conhecimentos burocráticos e de sistemas, tem alguma dificuldade.

  6. Caetano Carlos Pettinelli
    9 meses ago

    Você diz no texto acima “somente para a categoria avião (MNTE/MNAF e MLTE/MLAF)”. No entanto para PLAN também é desta forma, sendo que para PLAN não terá fim em 31/12/16. Nesta ultima revisão do RBAC não há definição de data fim. RBAC 61.193 (2).
    A duvida que tenho na interpretação da regra para PLAN é a questão das horas em navegação. Eu como piloto de planador nunca fiz uma navegação, elas nem existem nos cursos.
    Tens algo a comentar?
    Abraços.

    • Raul Marinho
      9 meses ago

      Não há CLASSE para planadores e nem regras de revalidação. Também não há requisitos de “horas em navegação”.

  7. Joaquim Alayon Machado
    9 meses ago

    Fui piloto de Linha Aérea comercial (VRG e GOL), por mais de 25 anos e por lá, os recheques, em rota, não eram feitos como ouço que estão sendo feitos, com pedidos de panes, curvas de grande, stall, pousos mono e power off, colocando em risco a vida daqueles que estão a bordo e nas redondezas, pois estas manobras são cobradas em simulador. Em voo real o que se avalia é a segurança e o planejamento para ir de A para B, dentro da padronização que se espera para um piloto.
    Penso que isso é um tema importante a ser revisto.

Deixe uma resposta