O drama por trás da tragédia do PT-EFQ

O drama por trás da tragédia do PT-EFQ

By: Author Raul MarinhoPosted on
419Views13

No terrível acidente com o PT-EFQ ocorrido no último domingo (31/07/2016), oito vidas se perderam – inclusive as de três crianças e adolescentes, de 8, 9 e 15 anos. Todas as mortes daquela tragédia são profundamente lamentáveis, mas uma em particular carrega um drama especial: a do piloto Henrique Cardoso, que estava atuando como segundo em comando naquele voo.

Como muitos pilotos atualmente, o Henrique estava enfrentando grandes dificuldades na carreira, e aquela era uma oportunidade para voltar a voar profissionalmente após um longo período desempregado: tratava-se do primeiro voo dele no Navajo Echo Foxtrot Quebec. Mas o que era para ser um recomeço profissional acabou por agravar ainda mais a situação econômica de sua família, com o falecimento inesperado do seu principal provedor.

Por isso, a comunidade de pilotos iniciou logo em 01/08, dia seguinte ao acidente, uma campanha de arrecadação de recursos para amparar a família do colega – campanha esta que está sendo fundamental para evitar que a família passe por ainda mais dificuldades materiais (já que as não-materiais são inevitáveis). E neste sentido, peço que você também, leitora e leitor deste blog, ajude a esposa e os dois filhos do aviador falecido neste momento difícil, com doações para a conta-corrente dele com sua esposa – vide dados abaixo:

Banco Bradesco/237 – Ag.2740 – C/C 0001329-3
Henrique Moisés Cardoso – CPF 301.750.058-69

As doações que vêm sendo efetuadas nestes últimos dias comprovam que a comunidade aeronáutica é muito mais unida do que se imagina!

 – x –

Atualização de 06/08/2015: Agradeço muito aos elogios e parabéns dirigidos a mim nos comentários abaixo, e muito mais às contribuições efetuadas à família do Cmte Henrique Cardoso! Até o presente momento, cerca de 48h após este post ir ao ar, cerca de 3mil pessoas acessaram esta publicação individualmente, o que significa um alto nível de engajamento da comunidade aeronáutica na ação. Muito obrigado também a todos que a acessaram e compartilharam seu conteúdo! Mas quem de fato teve mérito nessa campanha foi o Cmte Adilson Rocha, que a idealizou e trabalhou incansavelmente para torná-la viável. É ele o maior merecedor dos agradecimentos aqui postados. Parabéns, Adilson! É de pessoas como você que a aviação precisa!

13 comments

  1. PedroAero
    5 meses ago

    Muito boa mesmo a iniciativa. A aviação com certeza se torna um ambiente melhor com atitudes como esta. Quanto ao seguro de vida, sem querer fazer propaganda, conheço um muito bom. Cobertura por morte, invalidez, perda definitiva do cma, afastamento medico (atestado), etc. Quem tiver interesse entra em contato comigo por e-mail. pedroa.aero@gmail.com
    e parabéns Raul pelo blog!!

  2. Helder
    6 meses ago

    Parabéns pela iniciativa !!!

  3. Marcos Véio d' Guerra
    6 meses ago

    Olha aí. Uma coisa que ainda não tinha presenciado na aviação. Solidariedade de verdade!
    Valeu Raul.

  4. Anderson suniga
    6 meses ago

    Raul. Deus te abençoe por essa iniciativa no seu blog….

  5. dirceu Seabra
    6 meses ago

    Também já fiz minha contribuição. Espero que ajude a não deixar seus familiares em situação difícil.

  6. Rubens
    6 meses ago

    A questão do seguro é realmente complicada, ha um tempão atrás tentei fazer um seguro de vida no banco mas nunca obtive informações claras se tem cobertura ou não. To esperando respostas ate agora…

  7. Respeitando-se a comoção que a tragédia enseja em todas as Categorias envolvidas; especialmente no caso do “co-pila” – que o Grande Arquiteto do Universo possa confortar Familiares, Amigos e Colegas de todos envolvidos -; louvo a proativa ação desenvolvida e aproveito para perguntar: quais são os Seguros de Vida existentes no mercado, que podem facilmente serem utilizados à custo barato (?) pelos Aeronautas? Muito obrigado e Sucesso na iniciativa. # Roberto Cavalcante de Mendonça / Entusiasta da Aviação / apac_roberto33@hotmail.com / Rondonópolis-MT (SBRD)

  8. Vou ajudar a divulgar tb… Havia liberado o simulado da ANAC pra ele DIAS antes… :(

  9. Voante
    6 meses ago

    Parabéns pela iniciativa em colocar essa informação aqui no Blog, Raul.
    Eu já fiz a minha contribuição, assim como muitos colegas em grupos de pilotos no WhatsApp.
    Nessas horas que nos damos conta que a frase: “Pilotos são uma classe muito desunida!” é totalmente falsa.
    Um abraço!

  10. Rick
    6 meses ago

    Nao e melhor na conta da viuva por conta do inventário e tambem dos impostos que se paga decorrenta a isso?

  11. Igor
    6 meses ago

    Parabéns pela iniciativa.

Deixe uma resposta