Prazo esgotando! Guia sobre Revalidação de CLASSE

By: Author Raul MarinhoPosted on
371Views27

Uma das questões campeãs de audiência aqui no blog é a da revalidação de habilitação de CLASSE “por horas”. Esta possibilidade, válida até 31/12/2016 somente para a categoria avião (MNTE/MNAF e MLTE/MLAF), consiste na dispensa do exame de proficiência – o popular “cheque”, realizado a bordo da aeronave com examinador credenciado ou INSPAC – para os pilotos que comprovarem determinada experiência de voo.

A revalidação “por horas”, porém, embora muito mais simples, rápida e principalmente econômica do que a convencional, requer um conhecimento um pouco mais aprofundado sobre os procedimentos burocráticos e de sistemas da ANAC para realizá-la (é muito mais fácil do que realizar uma aproximação por instrumentos num procedimento de “arco DME”, mas também tem os seus macetes!). E, para realizar este processo sem dificuldades por conta própria, eu desenvolvi um material especial com alguns patrocinadores que acreditam na necessidade de informar a comunidade de pilotos sobre o assunto.

Patrocinadores

Quer fazer download do Guia em PDF? Clique aqui e baixe agora mesmo!

Fiz um post aqui no blog há alguns dias e diversos leitores se inscreveram para receber o Guia antecipadamente. Desde quinta-feira (4/agosto) eles já têm este material. Também quer ficar sabendo antecipadamente de materiais especiais do blog? Cadastre seu e-mail abaixo.

27 comments

  1. LEONARDO DUARTE AZEVEDO
    4 semanas ago

    Boa tarde raul, anexei os documentos, como no manual, porem quando cliquei em concluir, disse que se não anexasse todos os documentos pedidos ,o envio nao seria concluido, cliquei em ok, porem na pagina de situação de envio continua como PENDENTE, e com a opção de eu poder editar..e nao como CONCLUIDO, como ou o que posso fazer,ainda mais agora com o prazo se esgotando?
    Obrigado

    • Raul Marinho
      4 semanas ago

      Produza um pdf com os termos “Revalidação por horas” e anexe nos campos que estão sendo requeridos.

  2. ROBSON KURY
    1 mês ago

    BOA NOITE
    MEU MNTE ESTÁ VENCENDO 12/2016 E MEU MLTE SÓ EM 12/2017.
    POSSO REVALIDAR O MLTE COM 1 ANO DE ANTECEDENCIA OU SE TEM UM PERÍODO MÍNIMO PARA FAZER ISSO?

    • Raul Marinho
      1 mês ago

      Pode, sim.

  3. Anderson
    1 mês ago

    Boa Tarde!
    Raul, primeiramente obrigado!
    Segundo, no meu caso estou voando as horas do PC com previsão do PP vencer em fevereiro do ano qque vem!
    Preciso renovar algo? Ou deixo rolar!

    Obrigado

    • Raul Marinho
      1 mês ago

      Precisa renovar a habilitação de CLASSE MNTE, sim. Se vc tiver as horas requeridas, é bom que vc o faça já. Se vc “deixar rolar”, em fevereiro vc terá que fazer um cheque de MNTE.

  4. Leandro
    1 mês ago

    Grande Raul!

    Eu estou com o meu MNTE pra vencer agora 01/2017, mas meu MLTE somente 01/2018.
    Eu conseguiria revalidara o MNTE pelo fato de ter o MLTE válido?

    Abraço!

    • Raul Marinho
      1 mês ago

      Daria, mas se vc tiver as horas e a experiência recente para revalidar o MLTE, o ideal seria que vc o revalidasse antecipadamente, pois aí ele valeria até 12/18 e já viria com o MNTE.

  5. Ricardo Oliveira
    1 mês ago

    Bom dia Raul, eu estando com meu MLTE vencido a mais de 6 meses, e tendo os requisitos enquanto a habilitação esteve válida. Posso revalidar por experiência, tendo voos em acft MLTE dentro dos 90 dias como duplo comando com um Piloto Comercial? ou devo realizar re-cheque?

    Grato desde já!

    • Raul Marinho
      1 mês ago

      Reproduzindo aqui a resposta postada em outro post:

      Pode, sim. E para readquirir experiência recente, basta voar (e realizar 3DEP+3ARR) como SIC com um piloto qualquer (pode ser PP, inclusive), desde que este esteja corretamente habilitado.

  6. Ricardo Oliveira
    2 meses ago

    Raul, estou com meu MLTE vencido a mais de 6 meses, tenho as 20 horas e demais requisitos enquanto a habilitação esteve válida. Se eu fizer um voo em acft mlte para readquirir experiencia recente com um PC e lançar como duplo comando, posso solicitar a revalidação por experiencia recente do meu MLTE?

    Grato desde já!

    Abraços!

    • Raul Marinho
      1 mês ago

      Pode, sim. E para readquirir experiência recente, basta voar (e realizar 3DEP+3ARR) como SIC com um piloto qualquer (pode ser PP, inclusive), desde que este esteja corretamente habilitado.

  7. Humberto vieira
    2 meses ago

    bom dia Raul,
    tentei enviar como vi, no eu manual, porém aqueles documento que são obrigatórios que não são necessários da um tipo de erro, o sistema não aceita enviar. fica como processo pedente.

    • Raul Marinho
      2 meses ago

      Este é um bug que a ANAC ficou de consertar, mas não consertou…
      Bem, faça o seguinte: produza um pdf escrito “RENOVAÇÃO DE HABILITAÇÃO POR HORAS – DOCUMENTO NÃO REQUERIDO” e use-o para anexar nos campos exigidos, que o processo será aceito.

  8. Humberto vieira
    2 meses ago

    ola Raul,
    estou com minha cht vencida venceu em setembro, e quero revalidar por experiência recente tenho as 20hs voada no prazo da validade, mais o que está pegando é, tenho que ter voado nos últimos 90 dias antes do vencimento ou antes de enviar o processo. por que meu último voo foi no mês de julho, e venceu no mês de setembro. posse mandar agora ? desde já agradeço.

    • Raul Marinho
      2 meses ago

      Não, vc tem que estar com a experiência recente em dia.
      A boa notícia é que, para readquirir experiência recente, basta voar como SIC, efetuando 3 pousos e decolagens, e o PIC não precisa ser INVA (na verdade, pode ser até um PP).

      • Humberto vieira
        2 meses ago

        ok,
        mais como faço para lançar se não posso fazer plano de voo , pois minha cht está vencida.

        • Raul Marinho
          2 meses ago

          Se sua CHT já está vencida e vc não tem as horas para revalidá-la por experiência, a única opção é pedir um cheque.

  9. Henrique
    3 meses ago

    Ola Raul,

    Segui o seu guia porém meu processo foi indeferido alegando que não tenho a experiência necessária de 20 horas de voo no período de validade da habilitação mesmo eu cumprindo todos os requisitos solicitados.
    Alguma idéia do que pode ter ocorrido? Como proceder?
    Obrigado!

  10. DENIS RODRIGUES DA SILVA
    5 meses ago

    Raul você saberia me informar quanto tempo que a Anac demora para responder o e-mail de processos indeferidos? Segui o cronograma de revalidação do MLTE criteriosamente de acordo com o guia fornecido aqui no blog, msm assim foi indeferido… enviei o e-mail para recursos.pel@anac.gov.br, e até então nada de contato e isso já tem mais de uma semana …

    • Raul Marinho
      5 meses ago

      Qual o motivo alegado no indeferimento?

      • DENIS RODRIGUES DA SILVA
        5 meses ago

        Vou te enviar um e-mail, com o motivo do indeferimento e minha resposta.

        • Raul Marinho
          5 meses ago

          Ok. No aguardo.

  11. Caetano Carlos Pettinelli
    6 meses ago

    Parabéns, excelente guia para os menos “cibernéticos” fazerem a coisa correta sem muito esforço e sem erros.
    Pena que terá vida curta e após o final deste ano cairá no esquecimento.
    Não querendo ser chato, pois já fiz este questionamento outras vezes, porque não incluir neste manual a revalidação de outras “carteiras” que após o final deste ano continuarão com esta prerrogativa de revalidação. PLANADOR e BALÃO (este ultimo, me parece).
    Não interessa se é ou não é CLASSE. O que importa é a possibilidade de renovar por mais um período sem a necessidade do voo de CHEQUE.
    Eu já revalidei Piloto Privado Avião desta maneira e em março próximo estarei revalidando Piloto Privado Planador (pretendo, ao menos).
    Se o manual incluísse esta “classe”, sei lá se é este nome, mas em fim, a licença para pilotar PLANADOR se tornaria um manual perene, pois esta regra não está deixando de existir no final do ano. Novos pilotos que ainda nem o são no futuro usariam este manual.
    Agora é que fica a minha dúvida que só o RBAC não deixa claro. Um dos pré requisitos para PLANADOR é a comprovação das navegações. Nos dois clubes que voo não se faz navega de Planador. No curso de PP Planador não foi abordada tal missão. E ai?
    Um abraço e novamente parabéns.

    • Raul Marinho
      6 meses ago

      Caetano, a questão (salvo engano, já respondida anteriormente) é que não há procedimentos para revalidação de licenças de planador e de balão livre no regulamento. Tampouco há requisito de navegação para a licença de piloto de planador. Vejas as subpartes H e I do RBAC-61 EMD006.

Deixe uma resposta