FAA Safety Briefing – Set/Out-2016 – E um artigo que dá o que pensar

By: Author Raul MarinhoPosted on
129Views2

FAA Safety Briefing do bimestre Set/Out 2016 – Avenues to Aviation – traz, dentre tantos outros excelentes artigos, um texto muito intrigante sobre a aviação geral (“What is GA?” – pág.8). Não pelo seu conteúdo em si (que é ótimo), mas por um “detalhe” que vou revelar após reproduzir seu fecho:

General aviation symbolizes everything that is good about America: the innovation, curiosity, fellowship, and freedom to take to the skies to nurture man’s inherent desire to fly. THAT is GA.

Sabem quem escreveu isto? Vejam quem é a autora: “Sabrina Woods is a human factors scientist for the FAA’s Air Traffic Organization. She spent 12 years as an aircraft maintenance officer and an aviation mishap investigator in the Air Force“.

No contexto brasileiro, seria o equivalente a um(a) profissional da ANAC, do DECEA e/ou do CENIPA dizendo que a aviação geral do Brasil representa tudo o que existe de bom em nosso país, incluindo a inovação, a curiosidade, o companheirismo e a liberdade de voar. E se querem saber, eu conheço gente na ANAC, no DECEA e no CENIPA que pensa exatamente assim! (Acho que esta afirmação irá chocar alguns leitores, mas é verdade!).

O que nós, da aviação geral brasileira, precisamos fazer é começar a reconhecer o trabalho dessas pessoas. Não que as entidades estatais da aviação civil brasileira (isto é: ANAC, DECEA e CENIPA) sejam perfeitas, longe disso! Mas há pessoas – servidores públicos civis e militares – trabalhando nesses órgãos que pensam de maneira muito semelhante à da Sabrina Woods, do texto acima. E estes têm que ser reconhecidos.

2 comments

  1. Rafael Scantamburlo
    3 meses ago

    Concordo 100%. Embora nem sempre a instituição consiga cumprir com o prometido, não é difícil identificar os servidores que se destacam pelo comprometimento. O que acha de fazer o “Premio Para Ser Piloto”? Identificar e, como sociedade, reconhecer o destaque destes profissionais pode gerar bons frutos. Quanto aos Controladores de Voo, fico à disposição.

    • Raul Marinho
      3 meses ago

      Boa ideia, vamos amadurecer!

Deixe uma resposta