RASO-Relatório Anual da Segurança Operacional – 2015

RASO-Relatório Anual da Segurança Operacional – 2015

By: Author Raul MarinhoPosted on
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Aos interessados em informações e análises sobre a segurança operacional da aviação civil brasileira: não deixem de conhecer o RASO-Relatório Anual da Segurança Operacional – 2015, publicado pela ANAC. Em relação ao “Panorama Estatístico da Aviação Civil Brasileira”, publicado pelo CENIPA, trata-se de um outro patamar de análise estatística de acidentes aeronáuticos (comparem com a última edição do relatório do CENIPA). Eu reconheço que o “Panorama” melhorou – a inclusão do item “Ocorrências por Modelo de Aeronave”, por exemplo, foi um avanço -, mas o relatório do CENIPA ainda deixa muito a desejar nas suas análises e na apresentação de dados (para que servem, na prática, todas aquelas tabelas em pdf???).

Uma diferença importante deste relatório da ANAC em relação ao que é produzido pelo CENIPA é a análise de taxas relativas de acidentes da aviação geral – que, por sinal, foi a sugestão N°1 deste post. Sobre isto, vejam os gráficos abaixo reproduzidos da pág.08 do RASO, em que se analisam os acidentes por decolagens e por consumo de combustível:

raso1

raso2

Além disso, a sofisticação estatística dos quadros apresentados no RASO é muito maior, a segmentação dos resultados é bem mais adequada, e a apresentação de dados é muito mais objetiva. Há espaço para melhorar, sem dúvida – e de acordo com o que foi mostrado na última reunião do BGAST, isto efetivamente deve acontecer. Mas o atual nível de qualidade do relatório referente a 2015 já é significativamente melhor do que estava disponível no Brasil há até muito pouco tempo. Meus sinceros parabéns à equipe envolvida na produção do RASO!

2 comments

  1. vai vendo...
    4 meses ago

    Incrível como alguém consegue fazer um relatório de segurança de vôo com esse nome abreviado… RASO…

  2. Enderson Rafael
    4 meses ago

    Viu quem tah lah como diretor?

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