APPA agora é AOPA Brasil

APPA agora é AOPA Brasil

By: Author Raul MarinhoPosted on
408Views1

A APPA-Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves, entidade associativa da aviação geral que existe no Brasil desde 1972, iniciou um profundo processo de transformação cujo primeiro efeito visível é a mudança de seu nome e marca: agora, ela se chama “AOPA Brasil” – sendo que o “AOPA” é uma referência à Aircraft Owners and Pilots Association, entidade congênere dos EUA.

Poderia ser só o equivalente a uma pizzaria que muda seu sistema de entregas em domicílio para um “delivery system” que faz exatamente a mesma coisa, mas não é este o caso: a AOPA Brasil terá uma atuação muito diferente da atual na defesa dos interesses de pilotos e proprietários da aviação geral do Brasil. Voltaremos a este assunto em breve aqui no blog (e como voltaremos!), mas podem aguardar boas novidades na proa. Anda não posso revelar detalhes além do que está no press release abaixo reproduzido e da sugestão de visita ao site da AOPA/USA do link acima para imaginar as possibilidades. Mas vocês não perdem por esperar!

A APPA muda sua identidade visual como parte do seu alinhamento internacional, passando a se chamar AOPA Brasil.

Desde a sua fundação, no Brasil, em 1972, a Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves adotou o nome APPA, como sua denominação. 44 anos depois, em 2016, a associação decidiu alterar a sua identidade institucional, como início de um amplo processo de alinhamento internacional. A Associação busca, com isso, fortalecer ainda mais a sua representatividade junto à comunidade da aviação brasileira e aos órgãos reguladores, ampliando a capacidade de prestar serviços de padrão global aos seus associados.

A aviação é um setor global. Desde os aspectos regulatórios, passando pelo desenvolvimento e fabricação de aeronaves, sistemas de navegação e todo o conhecimento e padrões operacionais são de abrangência e domínio internacionais.

Com a globalização, as fronteiras se tornaram cada vez mais tênues. Os objetivos, as práticas, as preocupações, as políticas e as tecnologias para a aviação correm em ritmo e dimensão globais.

Nesse contexto, o IAOPA – Conselho Internacional das Associações de Pilotos e Proprietários de Aeronaves, órgão que congrega todas as associações congêneres em 73 países, vem promovendo o alinhamento das identidades das associações nacionais, com o objetivo de
ampliar a sinergia de uma das mais importantes redes de aviação do mundo. A AOPA Brasil, como representante do IAOPA para a América do Sul, há 4 anos tem feito parte desse debate, sendo fortemente apoiadora da iniciativa de alinhamento global.

Assim, a Associação decidiu em todas as suas instâncias providenciar não só a sua alteração de nome, como desenvolver sua nova identidade.

Essa é uma primeira etapa de um processo mais amplo, que passará pela modernização do seu modelo de governança, instalação da sua sede operacional num aeroporto com forte presença da aviação geral e ampliação do rol de serviços prestados aos seus associados. “Tudo evolui, mais ainda na aviação. Estamos falando de um setor que não para de se transformar e melhorar, em todo o mundo, e o Brasil tem um papel fundamental nisso. A Associação tem que estar à frente desse processo. Esse é o primeiro passo para uma grande iniciativa, que norteará as próximas décadas da AOPA Brasil”, aponta George Sucupira, Presidente do Conselho da Associação.

One comment

Deixe uma resposta