Dia do Controlador de Tráfego Aéreo

Dia do Controlador de Tráfego Aéreo

By: Author Marcos PereiraPosted on
415Views6

Nossos parabéns a este grupo de profissionais da aviação que contribuem para a segurança, organização e fluidez do espaço aéreo.

Você é controlador de tráfego aéreo? Queremos conhecer nossos leitores desse segmento. Deixe um comentário abaixo!

6 comments

  1. Rafael Scantamburlo
    11 meses ago

    Torre Marte marcando presença!

  2. Bruno Franciscone
    11 meses ago

    Sou controlador há 16 anos, tendo trabalhado no APP-SP como controlador , instrutor, supervisor e FMC. Hoje faço um curso para trabalhar mais na parte de gestão. Apesar de ter ido para a parte burocrática do tráfego aéreo sinto uma imensa saudade dos tempos de APP, de “câmbio” Controlar é uma delícia, apesar do stress. É como uma cachaça, você quer mais. A adrenalina, o orgulho em fazer algo significativo, em agilizar o fluxo de tráfego mantendo a segurança é uma tarefa sem par!! Gosto muito também de voar, tirei PP, PC para entender melhor o lado dos pilotos e poder ser um profissional cada vez mais completo, podendo assim ter uma visão mais completa dos interesses de ambos os lados!! Parabéns a todos os controladores que dia e noite fazem um excelente trabalho nas torres, APP e ACC!!!

  3. Vitor Braz
    11 meses ago

    Sou controlador de tráfego aéreo em SBMO. Comecei na aviação fazendo PPH, PCH e INVH. Terminei tudo na época que houve o escândalo de Petrobras e as demissões em massa. Decidi fazer PPA e PCA para tentar ingressar no mercado de asa fixa que parecia um pouco mais promissor que o de asa rotativa. Acabei vendo que a realidade do mercado de trabalho também seguia o mesmo caminho das asas rotativas. Nesse meio tempo prestei o concurso para controlador de tráfego aéreo e quando ingressei descobri na profissão uma paixão enorme que encanta a maioria de quem entra. Hoje em dia estou em busca de um emprego de piloto que me possibilite aliar ambas as profissões pois não me vejo mais tendo uma rotina que não inclua subir numa torre de controle. A sensação de dever cumprido que sentimos após um turno de trabalho é indescritível. Principalmente quando o tráfego aumenta e sentimos que fizemos a diferença, que contribuímos para a segurança e que fizemos a nossa parte. E sentimos nos pilotos a reciprocidade e gratidão quando fazemos nosso trabalho bem feito. Um simples “bom dia, e bom trabalho pro pessoal aí da torre” é um grande prazer em escutar na fonia. A profissão do controlador de tráfego aéreo no brasil é ainda muito esquecida, não é valorizada e não paga tão bem quanto deveria, mas acredito que isso vai mudar com o tempo. As pessoas precisam reconhecer que lidamos com centenas e centenas de vidas todos os dias, e assim como o trabalho de um piloto, ou de um médico, um simples erro pode não ter volta. É uma grande responsabilidade e por isso tenho certeza de que quem está lá, do outro lado da fonia, dando as autorizações e instruções para os pilotos, está lá por que ama o que faz. Um abraço a todos que acompanham o blog, e principalmente aos que fazem o blog. Estão realmente de parabéns!

  4. Will Ishii
    11 meses ago

    É uma honra deixar o turno de trabalho, após algumas horas, sabendo que tudo”voou” bem e que todos chegaram aos seus respectivos destinos em segurança, com fluidez e de forma ordenada (pilares do tráfego aéreo). Controlador do ACC AMAZÔNICO, APP PORTO VELHO E TORRE PORTO VELHO, com muito orgulho e satisfação. Atuando também no outro lado da moeda na área da aviação, como piloto comercial. Abraço ao pessoal do PSP, aos profissionais e entusiastas da aviação.

  5. Freddy
    11 meses ago

    Fui controlador por 8 anos.
    Hoje Sou PC.

Deixe uma resposta