Sobre a “contratação” de 800 tripulantes pela Azul: lamento, mas não é isso…

Sobre a “contratação” de 800 tripulantes pela Azul: lamento, mas não é isso…

By: Author Raul MarinhoPosted on
247Views4

comunicado-azul

A ‘pilotosfera’ (e a ‘comissariosfera’ também!) foi à loucura no último final de semana com informação de que a Azul Linhas Aéreas estaria “contratando” 300 pilotos e 500 comissários de voo. A fonte: o “Comunicado Azul” que abre este post, assinado pelo presidente da companhia. Mas será que foi isso mesmo o que o Sr. Antonoaldo disse em seu texto? Vamos ler o trecho do segundo parágrafo da nota – endereçada aos tripulantes da Azul, isso é importante entender! – que fala sobre este assunto:

(…) Já as oportunidades serão inúmeras: a nova frota ampliará nossa capacidade competitiva e nos permite realizar mais promoções internas. Nossa previsão é de movimentarmos cerca de 300 pilotos e 500 comissários durante os dois próximos anos.

Prestem atenção nos grifos: o presidente da companhia diz ao tripulante da Azul (isto é: ao piloto ou ao comissário que já foi contratado pela empresa) que haverá oportunidades de promoções internas para cerca de 300 pilotos e 500 comissários. Onde se está dizendo que ocorrerão contratações de novos tripulantes? Em lugar algum da nota. “Ah, mas isso não pode acontecer”? Sim, claro que pode! Aliás, TOMARA QUE ACONTEÇA!!! Porém, não é o que foi dito neste momento pelo presidente da empresa. Lamento.

O Comunicado pode até ser uma boa notícia para o tripulante – que poderá, eventualmente, ser promovido, ganhar mais, voar em uma aeronave mais moderna, ter um type rating mais valioso no mercado, etc. Pode ser também que a chegada dos A320neo torne a empresa mais competitiva, mais saudável financeiramente, e portanto menos suscetível a ter que efetuar demissões no futuro. E, sim: talvez possa acontecer que, devido aos novos Airbus, a empresa tenha que contratar novos tripulantes num futuro próximo! Sejamos otimistas! Mas entender “movimentação/promoção interna” como sinônimo de “contratação” não é otimismo: é auto-engano.

4 comments

  1. Igor
    9 meses ago

    Melhor um comunicado desse tipo, do que um convite pra participar de LNR, ou ser “emprestado” pra China…

  2. Beto Arcaro
    9 meses ago

    Auto Engano é ótimo !
    Tipo Bela Gil assim:
    Que tal se a gente substituir “Auto Ajuda” por “Auto Engano”?
    Os incautos caem nessa, mas como todo incauto, geralmente não tem culpa nenhuma.
    A culpa, como você mesmo disse, é de quem troca a “responsabilidade” da notícia, por “Likes”.

  3. Bruno Franciscone
    9 meses ago

    Excelente texto ! Raul Marinho sempre ajudando a esclarecer boatos que se espalham como fogo pela rede, usando a razão e considerando apenas os fatos!

Deixe uma resposta