Relatório Preliminar do “acidente” da LaMia/Chapecoense em PDF

Relatório Preliminar do “acidente” da LaMia/Chapecoense em PDF

By: Author Raul MarinhoPosted on
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Saiu o Relatório Preliminar do CP-2933, já comentado no vídeo deste post. Para quem gosta do “preto no branco” e de informações completas e detalhadas, é um documento muito interessante – embora sem muita novidade em relação ao áudio-visual previamente divulgado. Mas o trecho particularmente intrigante é este aqui:

During the cruise, the CVR recorded various crew conversations about the fuel state of the aircraft and they could be heard carrying out fuel calculations. At 00:42:18hrs one of the pilots could be heard to say that they would divert to Bogota (ICAO: SKBO) to refuel but at 00:52:24hrs a further conversation took place, shortly after the aircraft was transferred to Colombian ATC, with the crew deciding to continue to Rionegro (ICAO: SKRG). At 01:03:01hrs the crew began their brief for the approach to Jose Maria Cordoba Airport, Rionegro.

Fica claro, portanto, que a decisão de prosseguir até Medellín, mesmo com elevada incerteza sobre a autonomia, foi tomada deliberadamente pela tripulação técnica do voo: um comandante com 6.692,51h de voo e um copiloto com 6.923,32h.

Inacreditável, não!?

One comment

  1. José Mosca
    9 meses ago

    Infelizmente, quem trabalha na aviação sabe que esse tipo de comportamento (desrespeito às normas de segurança, PMD, prazos de manutenção, operação em locais não homologados…) é bastante comum. Não na aviação 121, mas em 91 e 135…

    Quem não conhece um proprietário, operador, mecânico ou piloto que descumpre as normas da ANAC ou DECEA? E o que faz em relação a isso?

    Espero estar errado, mas acredito que em 2017 continuaremos a ver muitos “acidentes” facilmente evitáveis.

    J.M.

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