Relatório Preliminar do “acidente” da LaMia/Chapecoense em PDF

Relatório Preliminar do “acidente” da LaMia/Chapecoense em PDF

By: Author Raul MarinhoPosted on
233Views1

Saiu o Relatório Preliminar do CP-2933, já comentado no vídeo deste post. Para quem gosta do “preto no branco” e de informações completas e detalhadas, é um documento muito interessante – embora sem muita novidade em relação ao áudio-visual previamente divulgado. Mas o trecho particularmente intrigante é este aqui:

During the cruise, the CVR recorded various crew conversations about the fuel state of the aircraft and they could be heard carrying out fuel calculations. At 00:42:18hrs one of the pilots could be heard to say that they would divert to Bogota (ICAO: SKBO) to refuel but at 00:52:24hrs a further conversation took place, shortly after the aircraft was transferred to Colombian ATC, with the crew deciding to continue to Rionegro (ICAO: SKRG). At 01:03:01hrs the crew began their brief for the approach to Jose Maria Cordoba Airport, Rionegro.

Fica claro, portanto, que a decisão de prosseguir até Medellín, mesmo com elevada incerteza sobre a autonomia, foi tomada deliberadamente pela tripulação técnica do voo: um comandante com 6.692,51h de voo e um copiloto com 6.923,32h.

Inacreditável, não!?

One comment

  1. José Mosca
    12 meses ago

    Infelizmente, quem trabalha na aviação sabe que esse tipo de comportamento (desrespeito às normas de segurança, PMD, prazos de manutenção, operação em locais não homologados…) é bastante comum. Não na aviação 121, mas em 91 e 135…

    Quem não conhece um proprietário, operador, mecânico ou piloto que descumpre as normas da ANAC ou DECEA? E o que faz em relação a isso?

    Espero estar errado, mas acredito que em 2017 continuaremos a ver muitos “acidentes” facilmente evitáveis.

    J.M.

Deixe uma resposta