ATENÇÃO: Novas regras da ANAC para exames de proficiência de pilotos (cheques/recheques)

ATENÇÃO: Novas regras da ANAC para exames de proficiência de pilotos (cheques/recheques)

By: Author Raul MarinhoPosted on
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A ANAC publicou hoje a IS 00-002C com novas regras aplicáveis aos exames de proficiência de pilotos para concessão e revalidação de licenças, habilitações e certificados, incluindo os novos modelos de FAPs-Fichas de Avaliação de Pilotos. A nova regulamentação entra em vigor dentro de 90 dias – isto é: em 25/04/2017. Diferente da maioria dos regulamentos da ANAC, neste há uma grande preocupação em orientar examinadores e candidatos sobre a realização dos exames, além de especificar como deverão ocorrer os procedimentos burocráticos – inclusive quanto ao exame oral, que agora tem grande importância nos cheques e recheques. Neste sentido, cito como exemplo o item 6.9, que trata dos erros de avaliação mais comuns cometidos pelos avaliadores, abaixo reproduzido:

Erros de avaliação

Para realizar uma boa avaliação, o examinador deve ter consciência dos erros de avaliação mais comumente encontrados, a fim de evitar cometê-los. São eles:

a) Erro de tendência central: O examinador tende a avaliar o desempenho dos candidatos como “mediano”, se eximindo de proferir conceitos claros como “bom” ou “ruim”. Por um lado, o examinador não se permite avaliar o desempenho como bom, pois sempre considera que o piloto pode melhorar em algo, mas por outro, também não avalia o desempenho como ruim por se preocupar com a possível reação emocional do candidato. Esse erro é mais comum quando o examinador é inexperiente, ou com os que se preocupam com “o que os outros vão pensar”, em detrimento da verdade e, em última instância, da isonomia entre os candidatos.

b) Generosidade excessiva: Erro que leva o examinador a avaliar favoravelmente todos os candidatos. Pode ser causado pelo desejo do examinador de ser visto como uma boa pessoa.

c) Severidade excessiva: Erro que leva o examinador a avaliar desfavoravelmente todos os candidatos. Pode ser causado pela opinião do examinador de que os padrões publicados pela ANAC não são rígidos o suficiente.

d) Efeito Halo: Ocorre quando o examinador deixa sua impressão pessoal a respeito do candidato influenciar sua avaliação. Se a impressão geral do examinador sobre uma pessoa é boa, ele tende a apreciá-la com benevolência. Se, ao contrário, a impressão geral do examinador sobre o indivíduo é ruim, ele tende a avaliá-lo com excesso de rigor. Pode ocorrer também que a avaliação de um fator específico contamine a avaliação dos outros, seja de forma positiva ou negativa, distorcendo a avaliação de cada fator isoladamente.

Nos cinco apêndices da IS encontra-se a documentação técnica para a aplicação dos exames:

  • Apêndice A: os novos modelos de FAPs para avaliação de licenças (Piloto Privado, Comercial e de Linha Aérea), habilitações (CLASSE, TIPO e Operação), Planador, Balão Livre e Outros Exames (examinador e em rota/121+135), sendo que as FAPs de PLA, TIPOs e IFGR têm versão em inglês.
  • Apêndice B: a descrição dos “elementos de competência” (tarefas, manobras ou exercícios listados nas FAPs) – subdivididos em:
    • Competências comuns (comunicação, gerenciamento de combustível, etc.);
    • Navegação e uso do painel de instrumentos;
    • Pilotagem da aeronave, nas categorias avião (terrestre e anfíbio), helicóptero e planador;
    • Operações específicas (IFR, INVA, PAGr, Examinador); e
    • Outras manobras
  • Apêndice C: as margens de tolerância admitidas nos elementos de competência dos cheques para avião, helicóptero e IFR em termos de proa, velocidade, altitude, etc.
  • Apêndice D: checklist do examinador.
  • Apêndice E: checklist do candidato.

As referências bibliográficas são as regulamentações das autoridades australiana (CASA) e americana (FAA).

24 comments

  1. vinicius marini ferreira
    7 meses ago

    Ola, existe algum lugar onde tenha a relação de checadores autonomos para cada classe/tipo? Sou Multi-IFR e gostaria de poder checar no meu próprio Seneca….

    • Raul Marinho
      7 meses ago

      Na verdade, não existem “checadores autônomos”. Para a operação 91, ou vc checa com INSPAC (servidor da ANAC ou militar da FAB) ou vc checa com checador credenciado de uma instituição de instrução 141 (para CLASSE) ou 142 (para TIPO). Nas operações 135 e 121, vc checa com o checador certificado da própria empresa.

  2. Bruno
    7 meses ago

    Em caso de reprovação, não fica claro se deve ser feito o vôo real ou os itens IN podem ser revistos em simulador.

  3. Paulo Lemes
    8 meses ago

    Prezado Raul, uma vez checado como PPH no R44, pretendo tão logo obter o cheque, também como PPH no R66. Pergunto: posso fazê-lo em aeronave privada acompanhado de um checador autônomo? Quais os requisitos básicos quanto à adaptações, endossos, etc?

    • Raul Marinho
      8 meses ago

      A resposta é mais complicada do que parece. Embora o R44 e R66 sejam parecidos, são de CLASSEs diferentes (HMNC e HMNT), então não é o caso de endosso, e sim de nova habilitação. Como nenhuma escola possui R66, vc teria duas alternativas: checar o HMNT num modelo diferente (Esquilo, p.ex.) em uma escola, com checador credenciado, e depois obter o endosso no modelo com um piloto habilitado no R66; ou checar o HMNT diretamente no R66 com um INSPAC. No 1o caso, seria necessário um cheque de endosso até 30/06. Caso queira um atendimento mais aprofundado sobre este assunto, contacte a Propiloto.net.

  4. Fábio Campos
    8 meses ago

    Recheque, por horas recentes era muito mais eficiente! Agora é a falta de inspac, demora e custos adicionais, checadores autônomos cobra 350,00. Um processo ineficiente!

  5. MAURO BOER
    8 meses ago

    Raul,
    Uma dúvida..as novas regras para exames de proficiência de pilotos para revalidação de licenças (MNTE) entra em vigor a partir de 24/04/2017. Se eu renovar agora, antes da entrada em vigor, poderia revalidar por tempo de voo (experiencia), sem me submeter ao recheque ??

    • Raul Marinho
      8 meses ago

      Negativo. A revalidação por experiência só foi possível até 3/12/2016.

  6. Cristiano Oliveira
    8 meses ago

    tenho algumas dúvidas e peço humildemente que me oriente a saná-las:
    1) Posso estudar sozinho e me submeter ao exame para Piloto Privado de Helicóptero?
    2) Sou policial militar; uma vez aprovado na banca, posso fazer as horas práticas no Grupamento aéreo da minha instituição policial ou será necessário o curso prático na escola credenciada?
    3) Quantas horas de voo prático, 40 ou 35?
    4) o voo de checagem é possível ser realizado na aeronave da Polícia?
    5) com quantas horas mínimas após habilitado como piloto privado de helicóptero eu posso me submeter a banca de piloto comercial de helicóptero e IFR?

    Muito obrigado desde já.

    • Raul Marinho
      8 meses ago

      1) Posso estudar sozinho e me submeter ao exame para Piloto Privado de Helicóptero?
      =>Sim.

      2) Sou policial militar; uma vez aprovado na banca, posso fazer as horas práticas no Grupamento aéreo da minha instituição policial ou será necessário o curso prático na escola credenciada?
      =>Para o PPH, necessariamente tem que ser em escola homologada.

      3) Quantas horas de voo prático, 40 ou 35?
      =>Pelo regulamento, 35. Mas a maioria das escolas cumpre o manual de curso, que tem 40.

      4) o voo de checagem é possível ser realizado na aeronave da Polícia?
      =>Em tese, sim, mas acho difícil que a PM libere.

      5) com quantas horas mínimas após habilitado como piloto privado de helicóptero eu posso me submeter a banca de piloto comercial de helicóptero e IFR?
      =>Checou, tá liberado.

  7. ALEXANDRE FERREIRA MARTINS
    10 meses ago

    Posso realizar o recheque em aeronave TPP ou própria com examinador credenciado ou é necessário a efetivação do mesmo em Escola homologada? conforme a regulamentação em vigor. Grato

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Quando esta resolução entrar em vigor, vc poderá:
      1)Pedir checador INSPAC à ANAC;
      2)Checar em aeronave do aeroclube/escola (PRI), com checador vinculado à instituição; ou
      3)Checar em aeronave privada (TPP), com o checador autônomo.
      Este última opção é a novidade.

  8. vai vendo...
    10 meses ago

    Muda a regulamentação, mas não muda a postura arrogante de vários checadores. Aviadores frustrados, na maioria dos casos não são habilitados na aeronave e exigem coisas que eles próprios não saberiam como fazer. Longe de serem deuses ou baluartes da segurança. Falta humildade e em alguns casos, educação.

  9. Paulo
    10 meses ago

    Ainda está sendo possível fazer o recheque na aeronave tipo ou está sendo obrigatório simulador mesmo se tratando de 91?

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      Obtenção e revalidação de habilitação de TIPO só é possível em CTAC depois de 31/12/2016.

  10. Simão
    11 meses ago

    Prezado Marinho,
    Ainda está válida a normativa da ANAC que permite a renovação da CHT de PP e MMTE, sem necessidade de recheque e prova de regulamentos, para piloto que voar 20 horas e fizer 4 navegações no período da vigência da carteira??

    • Raul Marinho
      11 meses ago

      Negativo. Expirou em 31/12/2016.

      • Simão
        9 meses ago

        Raul,
        Ficou uma dúvida..a nova normativa entra em vigor a partir de 24/4. Se eu renovar até essa data, eu não posso revalidar por tempo de voo, sem me submeter a exame de regulamento e proficiência física??

        • Raul Marinho
          9 meses ago

          ???

  11. Suelen Leal
    11 meses ago

    Certa vez, questionei um Inspetor referente ao briefing e debriefing com duração de 2hs(cada), uma vez que estavamos tratando de cheque em rota em empresa 135, ou seja, o tripulante já estava habilitado na aeronave, e no meu pensamento tratávamos somente dos procedimentos operacionais. Logo, esse tempo poderia ser reduzido. O Inspac em enviou via e-mail um texto enorme justificando essa duração para briefing e debriefing. Ao que parece, nessa IS não estabelece a duração para briefing e debriefing.

  12. Paulo Moser
    11 meses ago

    Não mudou nada mas realmente tem algumas coisas que deveriam mudar. Por ex. Um debriefing apos o cheque deichando claro os acertos e erros e filar cada cheque

    • Raul Marinho
      11 meses ago

      Veja o item abaixo da IS:

      14. DEBRIEFING
      14.1 O debriefing deve ocorrer após o exame, tenha ele resultado na aprovação ou reprovação
      do candidato. Nele, o examinador deve declarar ao candidato o resultado final do exame,
      bem como discutir os pontos fortes e fracos do candidato.
      14.2 Uma boa prática é que o examinador, antes de iniciar seus comentários, pergunte ao
      candidato como ele avalia seu próprio desempenho. A maioria dos candidatos consegue,
      sem auxílio, identificar os casos em que seu desempenho não atingiu o padrão previsto.
      Essa prática deve ser especialmente enfatizada nos exames de instrutor ou examinador
      credenciado, uma vez que tais indivíduos devem ter a capacidade de distinguir um
      desempenho aceitável de um inaceitável.
      14.3 Ao realizar seus comentários, o examinador deve se ater aos critérios objetivos de
      avaliação, indicando expressamente para o candidato, em caso de reprovação, em quais
      itens ele foi julgado reprovado e qual era a proficiência mínima esperada em cada um
      deles.
      14.4 A ANAC recomenda que o examinador tenha em mãos durante o debriefing uma cópia
      impressa ou digitalizada desta IS, incluindo seus Apêndices, como forma de demonstrar
      ao candidato o embasamento normativo para cada um dos procedimentos realizados
      durante o exame, bem como para sanar eventuais dúvidas de ambas as partes.
      14.5 Caso se trate de exame em operador aéreo certificado, a recomendação acima se aplica
      também a todos os demais manuais pertinentes (MGO, SOP, etc.), cuja observância em
      voo é obrigatória pelos tripulantes.
      14.6 Examinadores e candidatos devem ter em mente que não é o examinador quem aprova ou
      reprova um candidato – é o candidato quem, em um determinado voo, consegue ou não
      realizar determinados procedimentos dentro do padrão mínimo previsto. O papel do
      examinador é exclusivamente declarar o que ocorreu naquela data, não podendo agir de
      maneira mais benéfica ou mais rigorosa do que o requerido pela ANAC.

  13. Savio Montenegro Zamboni
    11 meses ago

    Se eles fizessem o curso de Fundaments off Instruction que o Instrutor dr Voo tem que fazer,iriamaprender sobre todas essas materias e procedimentos,

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