Manutenção preventiva por pilotos – como está e o que poderá mudar

Manutenção preventiva por pilotos – como está e o que poderá mudar

By: Author Raul MarinhoPosted on
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Ocorreu ontem na ANAC/S.Paulo o workshop sobre manutenção preventiva por pilotos, em que se discutiu a atualização da IS 43-012A sobre o mesmo tema, e que está em vigor desde 2013. O que está em discussão neste momento são os seguintes pontos:

  1. Manutenção preventiva realizada por pilotos de helicóptero nos casos em que o fabricante tenha previsto tal medida em ADs e que os tripulantes estejam treinados para tal e/ou quando operando em áreas remotas;
  2. Reconfiguração de cabines de aeronaves (de passageiros para carga e/ou para transporte aeromédico);
  3. Atualização de bases de dados de aviônicos (inclusive para linha aérea); e
  4. Para planadores/motoplanadores, inclusive a liberação para IAM e realização de pequenos reparos (proposta da CBA-Confederação Brasileira de Aerodesporto).

Em todos os casos, a manutenção realizada por pilotos (não necessariamente “preventiva”, pois usa-se a definição do RBAC-01 que inclui possibilidades corretivas) não pode ter operações complexas de montagem/desmontagem nem utilizar ferramental complexo. Os estudos ainda estão na fase inicial e a ANAC está aceitando contribuições pelo e-mail gtpn.sar@anac.gov.br.

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