Rio de Janeiro vai ter uma única Sala AIS em SBGL

Rio de Janeiro vai ter uma única Sala AIS em SBGL

By: Author Raul MarinhoPosted on
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O DECEA e a INFRAERO irão concentrar o atendimento de Sala AIS (Mensagens ATS de FPL, DLA, CHG e CNL) dos aeroportos do Rio de Janeiro somente no Galeão (SBGL), que ficará responsável também pelo aeroporto de Santos Dumont (SBRJ) – lembrando que o atendimento ao aeroporto de Jacarepaguá (SBJR) já está sendo realizado pela AIS/Galeão. Na prática, o que vai ocorrer é que o atendimento preferencial em todos os aeroportos do Rio de Janeiro será pelo sistema SIGMA, baseado na internet, e o atendimento presencial ocorrerá somente no Galeão, que é de onde também será feito o atendimento telefônico. Este processo irá se iniciar em 13/02 e deverá estar concluído até 13/03.

Esta informação não está publicada nos sites do DECEA ou da INFRAERO até o momento (embora já haja NOTAM). Reproduzo abaixo parte do e-mail que me foi enviado pela INFRAERO com as explicações sobre o que segue resumidamente acima:

Assunto: ALTERAÇÕES SALA AIS RIO DE JANEIRO

Compartilho com vocês informações a respeito de alterações da Sala AIS do Rio de Janeiro:

  • A partir do dia 13 de fevereiro de 2017 ocorrerão as seguintes mudanças:
    • A sala AIS-GL é CAIS (Centro de Informação Aeronáutica), ou seja, atende mais de uma sala AIS, atualmente já atende a sala de SBJR (Jacarepaguá) e a partir do dia 13/02/2017 absorverá também a sala AIS do SBRJ ( Santos Dumont).
    • Os endereçamentos para envio de mensagens da sala AIS-RJ serão mantidos, porém serão redirecionados automaticamente para o CAIS Rio de Janeiro.
    • Dos 10 operadores da AIS SDU que compõe o staff, a metade será transferida para o CAIS Rio de Janeiro, contatos com a sala AIS-RJ via telefone serão extintos, ou seja, a partir desta data contato telefônico somente através do CAIS Rio de Janeiro.
  • A partir do dia 13 de março ocorrerão as seguintes mudanças:
    • Será extinto o atendimento presencial da Sala AIS-RJ, atendimento apenas através de TOTEN (Mensagens ATS – FPL/DLA/CGH/CNL…) via sistema SIGMA e também será disponibilizado um telefone para apresentação de planos de voo e mensagens de atualização e caso de dúvidas com o CAIS Rio de Janeiro (auto atendimento), atendimento presencial apenas no CAIS Rio de Janeiro.

Obs: O novo procedimento já se encontra em teste na AIS-RJ para familiarização, podendo ser utilizada até dia 13 de março quando o procedimento será definitivo.

Transferência do STAFF de operadores da AIS SDU para o CAIS Rio de Janeiro. No final do processo alguns profissionais permanecerão por um determinado período na AIS-RJ prestando orientações aos usuários relativas aos novos procedimentos.

Encerram as operações da AIS SDU ficando disponível apenas auto-atendimento sistema SIGMA.

As informações relativas as alterações no serviço da Sala AIS RJ foram divulgadas aos aeronavegantes através dos NOTAM D0148/2017 e D0149/2017, conforme abaixo:

(D0149/2017)

AIS LIMITADO PARA AUTO-ATENDIMENTO 
RMK: PARA INFORMACOES ADICIONAIS CONSULTAR AIS GALEAO, TEL PLN/FAX
(21) 3398-4738

(D0148/2017)

AIS ATENDIMENTO VIA TEL/FAX SUSPENSO 
RMK: SER PRESTADO PELA AIS GALEAO, TEL PLN/FAX (21) 3398-4738 

A divulgação relativa a implantação do C-AIS na Infraero também foi realizada no âmbito interno da empresa, conforme informativo anexo.

Foi disponibilizado o e-mail sgso.tarj@infraero.gov.br para envio de RELPREV em caso de falha no sistema de auto-atendimento.

Também foi solicitado que evitem ao máximo o envio repetitivo do mesmo plano pelo SIGMA, aguardar o aceite do plano via sistema ou recebimento de e-mail fins facilitar o trabalho do operador CAIS, mensagens em duplicidade obrigatoriamente serão rejeitadas devido conflito no sistema. 

3 comments

  1. EC
    2 semanas ago

    Vão misturar fab e infraero na mesma sala?

    Na primeira frase a mensagem nao é “CGH” e sim “CHG”.

    • Raul Marinho
      2 semanas ago

      Na verdade eles já estão misturados já faz um tempo, né?
      Corrigido o erro, tks!

  2. RenanZ
    3 semanas ago

    E vão atender o telefone para tratar das corriqueiras eventualidades ou vão continuar a ignorar o telefone?!

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