‘Pilot Incapacitation’ – Relatório ATSB (Austrália)

‘Pilot Incapacitation’ – Relatório ATSB (Austrália)

By: Author Raul MarinhoPosted on
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Pilot Incapacitation‘ (PI) é quando um piloto tem problemas para desempenhar suas funções por motivos fisiológicos, ou seja: é a situação em que o piloto “passa mal” em voo. Numa operação ‘multicrew’, é claro que se trata de algo menos grave do que numa operação ‘single pilot’, e é por este motivo que a PI é muito mais dramática na aviação geral de pequeno porte, onde se concentra a operação com somente um piloto a bordo. Neste relatório da autoridade aeronáutica australiana há diversos estudos de caso sobre PI – incluindo situações de fadiga, ‘laser strike’, uso de álcool e drogas – bastante interessantes (págs 17-26). A seguir, o IMSAFE checklist, desenvolvido pela FAA, para uma autoavaliação sobre as condições fisiológicas antes de se efetuar um voo:

Illness: Do I have any symptoms?

Medication: Have I been taking prescription or over-the counter drugs?

Stress: Am I under psychological pressure from the job? Worried about financial matters, health problems, or family discord?

Alcohol: Have I been drinking within 8 hours? Within 24 hours?

Fatigue: Am I tired and not adequately rested?

Emotion: Am I emotionally upset?

Contribuição do leitor Igor nos comentários do post Copiloto de aeronave ‘single’ de alto desempenho: no caso do PR-SOM, um SIC a bordo poderia ter evitado o acidente?

2 comments

  1. Beto Arcaro
    6 meses ago

    O IMSAFE da FAA já é antigo, ensinado desde o PP.
    É bem legal !
    É um checklist que elimina o problema.
    Que tal ensinarmos o IMSAFE à exaustão, para que o seu uso seja algo inconsciente ?
    Daí, “Seus problemas se acabaram” !

  2. vai vendo...
    6 meses ago

    Ótima matéria.
    Pena que a Anac e mais alguns ainda acham que é bacana o “single pilot” e copiloto só serve para ler checklist. Esses já nasceram comandantes…aliás, acham que nasceram comandantes, mas nunca o foram.

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