Parabéns às mulheres pilotos! – Mas, infelizmente, não há muito o que comemorar…

Parabéns às mulheres pilotos! – Mas, infelizmente, não há muito o que comemorar…

By: Author Raul MarinhoPosted on
61Views3

Parabéns a todas as mulheres da aviação, em especial às pilotos!!! Não é de hoje que este blog fala sobre as dificuldades e, especialmente, as “vantagens competitivas” das mulheres que atuam como aviadoras, como neste post de quase cinco anos atrás – Misoginia aeronáutica é um contrasenso!:

(…)

Sabem o que acho mais incrível com esse comportamento de misoginia aeronáutica? Se pararmos para pensar, as mulheres têm muito mais chances de serem boas pilotos que os homens. Primeiro, porque são mais detalhistas e perfeccionistas. Depois, porque são menos arrojadas que os homens, e seria muito mais difícil encontrarmos uma mulher pilotando de maneira arriscada, assim como são raras as mulheres tirando rachas com automóveis. E, em terceiro lugar, justamente por haver preconceito contra elas, que as mulheres tendem a ser muito mais cuidadosas, já que qualquer deslize cometido por uma mulher ficaria mais visível. Eu preferiria entrar num avião comercial pilotado por uma mulher, sem dúvida nenhuma!

Ocorre que, passados os anos, a situação das mulheres pilotos continua complicada. A misoginia e o preconceito persistem, e de acordo com esta matéria do blog Todos a bordo, somente 2% dos pilotos são mulheres (isto na linha aérea, na aviação geral pode ser ainda pior), contra uma média mundial de 5,44% (na Finlândia são 12%). Não há nenhuma ação organizada para a defesa das mulheres aviadoras em nosso país – isto é, se uma mulher for excluída de um processo seletivo para pilotos porque “as esposas dos outros pilotos da empresa não querem que seus maridos tenham colegas mulheres” (e isso é um caso real ocorrido em um táxi aéreo cerca de dois anos atrás), ninguém está preparado para auxiliar a piloto ofendida. Nenhuma entidade de classe representa a Women in Aviation International, por exemplo. Simplesmente não existe nenhuma estrutura específica para atender a este tipo de situação.

Portanto, eu acho que não há muito o que comemorar neste Dia de Mulher no caso específico das pilotos. Gostaria de, num post futuro, poder anunciar aqui as conquistas em garantia de direitos às mulheres aviadoras, o aumento da participação feminina nos cockpits, este tipo de coisa. Mas, lamentavelmente, isto ainda não é possível. Enquanto isso, parabéns às mulheres mais uma vez!

3 comments

  1. Alex Baiano
    2 semanas ago

    Não venham com chorumelas… As mulheres estão dominando a aviação, numero cada vez maior de mulheres se tornando pilotos. Se tem alguem que realmente fica de fora em todas as estatisticas, são as pessoas de pele escura, estes sim sofrem preconceitos. Já pararam pra observar quantas comissárias ou comissários negros que existem? Pilotos então nem se fala. E o pior de tudo, as mulheres tem diversas classes na aviação para defende-las, inclusive a própria seleção na sua maioria das vezes são conduzidas por elas. E os negros?
    Desisti da minha carreira de piloto no PP devido a grande discriminação recebida e sim ISSO EXISTE.

  2. Jaime Avelino
    2 semanas ago

    Sempre achei as mulheres muito mais inteligentes do que nós homens. É fato que existe preconceito contra elas em nosso meio Aeronáutico, o que é uma pena. Mas o baixo índice de aviadoras talvez seja exatamente à aplicação de suas inteligências em discernir que não há futuro ser piloto no Brasil. Viva as mulheres!

    • Drausio
      2 semanas ago

      Pensei a mesma coisa que você quando li o post.
      Ao contrário do que imagina o senso comum, as mulheres tendem a entender a realidade com muito mais acurácia do que os homens. Homem costuma só entender a realidade enquanto ela concorda com o desejo do sujeito. Quando a realidade frustra, o cara tem uma dificuldade tremenda pra compreender e aceitar o que está acontecendo. Bate cabeça, xinga, esperneia. Mulher, não. Mulher sabe muito bem que o mundo não foi construído pra realizar os desejos dela. Ela sabe que se quiser alguma coisa tem que ir atrás, batalhar, merecer, e ainda provar que merece. Por isso mulher se prepara muito melhor para vencer os desafios, estuda meticulosamente os riscos, as possibilidades e as chances de sucesso, é prudente, faz apostas conscientes.
      Se a evolução da espécie avançou desde primatas brutalmente fortes fisicamente até os fracos homo sapiens sapiens, as mulheres estão, obviamente, um passo à frente dos homens na filogênese. Por isso mesmo são fisicamente mais fracas do que os homens, já que sua capacidade de usar bem o intelecto é notavelmente superior.
      É devido a essa superioridade intelectual que as mulheres percebem e aceitam, muito melhor do que os homens, que a aviação, apesar de todos os seus muitos e imensos encantos, é uma tremenda furada.
      Aceitam e ponto final, vão fazer outra coisa na vida. Já os homens…

Deixe uma resposta